Cotidiano

Trabalhadores relatam problemas com 0800 da Caixa para informações sobre FGTS

INFOCHPDPICT000064888973RIO – Os interessados em informações sobre as contas inativas do FGTS encontram problemas no atendimento pelo 0800 726 2017, criado justamente para facilitar o acesso às informações sobre o saque. As falhas acontecem desde as primeiras horas do serviço nesta quarta-feira. Em testes feitos pelo EXTRA durante o dia, os números do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) válidos eram classificados como incorretos pelo sistema automaticamente.

Nas redes sociais, os usuários relataram problemas para completarem as ligações e também se queixaram que todos os números informados referentes aos documentos exigidos eram apontados como incorretos.

Procurada às 13h40, a Caixa Econômica ainda não respondeu qual o motivo das falhas, qual a previsão do serviço ser reestabelecido e quais as orientações para os trabalhadores que estão com problemas nas chamadas pelo 0800.

Veja o que fazer quando a conta do FGTS aparece ativa indevidamente

A Caixa Econômica Federal (CEF) já identificou que trabalhadores, interessados no saque de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não estão conseguindo localizar no site e no aplicativo do banco as suas contas que ficaram inativas após pedido de demissão de uma empresa ou demissão por justa causa, até dezembro de 2015. De acordo com o banco, o problema ocorre porque um grande número de empresas não comunicam à Caixa o fim do vínculo empregatício com o trabalhador, procedimento padrão para tornar a conta inativa.

Nestes casos, a situação poderá ser regularizada em uma agência da própria Caixa, com a apresentação da rescisão de contrato entre a empresa e o trabalhador e a baixa na carteira de trabalho.

Confira o calendário

O cronograma para a retirada do dinheiro leva em consideração a data de aniversário do trabalhador. Assim, quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro, pode sacar os recursos a partir de 10 de março, por exemplo. As datas do calendário correspondem ao primeiro dia permitido para o saque. O dinheiro, porém, estará disponível para todos os trabalhadores elegíveis até 31 de julho deste ano.