Cotidiano

Trabalhador poderá transferir dinheiro de conta inativa do FGTS da Caixa para outros bancos

BRASÍLIA – A Caixa Econômica Federal informou que trabalhadores com contas em outros bancos poderão solicitar uma transferência eletrônica dos recursos sacados da conta inativa do FGTS, sem custo. O pedido deverá ser feito na boca do caixa, quando o trabalhador for liberar seu saldo (veja o calendário completo de saque, de acordo com sua data de aniversário).

Os trabalhadores que não são correntistas da Caixa e que não têm o Cartão Cidadão podem ainda sacar o saldo do FGTS da conta inativa em espécie, diretamente na agência da Caixa.

Quem preferir pode abrir uma conta corrente ou uma conta poupança na Caixa antes da abertura da temporada de saques, em 10 de março. Isso garantirá o depósito automático dos recursos _ no caso da poupança _ ou de forma simplificada _ no caso da conta corrente.

Isso porque correntistas da Caixa terão acesso facilitado ao saldo do FGTS inativo. Quem tem conta poupança terá os recursos a que tem direito depositados automaticamente pela Caixa. Quem tem conta corrente no banco (como titular ou conjunta) terá de autorizar a Caixa a fazer o depósito.

Quem tem o Cartão Cidadão e até R$ 3 mil de saldo a sacar pode usar agências, canais de atendimento próprios e canais parceiros da Caixa (como lotéricos e correspondentes bancários. Acima deste valor, os saques devem ser feitos apenas nas agências da Caixa.

Informações sobre a medida podem ser obtidas pelo site www.caixa.gov.br/contasinativas, pessoalmente nas agências da Caixa ou pelo telefone 0800-726-2017.

Tire suas dúvidas e veja como usar o dinheiro do saldo também no site do GLOBO.