Cotidiano

Toledo inicia novo LirAa

Toledo – Nesta segunda-feira, o Programa de Combate às Endemias dá início ao terceiro LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti) no Município de Toledo. Estão programadas visitas em 1.982 imóveis até sexta-feira (25). A orientação é para que os agentes de endemias sejam bem recebidos pela população. Com o novo calendário, deverão ser realizados pelo menos cinco levantamentos no ano.

A cada três meses era realizado um levantamento, mas a 20ª Regional de Saúde orientou para que fosse feito a cada dois meses ou a cada término de ciclo de visitas. Em Toledo, os ciclos levam cerca de 70 dias para serem fechados, pois estão sujeitos às variações climáticas, muitos imóveis fechados que precisam ser recuperados, ou seja, são necessárias duas ou três visitas.

O primeiro LirAa do ano foi realizado em janeiro e indicou índice de infestação de 3,3%. Já no segundo levantamento, feito em abril, houve uma pequena queda no índice geral, ficando em 3%. A expectativa do Controle de Endemias é de que o resultado seja ainda melhor após a conclusão do terceiro levantamento.

A preocupação dos gestores da Saúde ainda se refere a comportamentos de alguns munícipes. “Algumas pessoas não dão a devida importância para os cuidados necessários para se combater o mosquito Aedes aegypti. Geralmente encontramos as larvas do mosquito em lugares de fácil remoção, como baldes, bebedouros de animais, vasos de flores e outros objetos que bastaria apenas um pequeno gesto por parte do morador ou proprietário do estabelecimento”, alerta o coordenador de Endemias, Selídio José Schmitt.

O coordenador pede às pessoas que recebam bem os agentes para o trabalho possa ser efetuado com maior precisão. Ele explica ainda que é possível que alguns imóveis que foram visitados nos últimos dias caiam no sorteio do Ministério da Saúde para que sejam visitados. “Uma coisa é a visita de rotina, outra é o levantamento de índice rápido. Este último é uma metodologia aplicada que seguimos para obtenção dos dados de forma científica para traçarmos o panorama real da situação de combate ao mosquito em nosso município”.

Dengue

Este ano foram notificados 63 casos suspeitos de dengue no Município. Desses, 54 foram descartados, dois foram confirmados como autóctones (contraídos dentro do município) e três importados (contraídos fora do município). Outros quatro casos aguardam resultados de exames.