Cotidiano

?The Economist? chama Previdência brasileira de ?generosidade geriátrica?

LONDRES – Com o título de ?generosidade geriátrica?, a revista britânica ?The Economist? dedica uma reportagem na edição que chega às bancas este fim de semana ao sistema previdenciário brasileiro ? que, segundo o texto, está ?entre os mais generosos do mundo?.

A revista afirma que os brasileiros começam a receber o benefício, em média, aos 58 anos, oito anos a menos do que os americanos e 14 a menos que os mexicanos. A reportagem lembra, ainda, que há as aposentadorias especiais, que permitem deixar o mercado de trabalho ainda mais cedo, como é o caso dos professores.

A publicação chama a atenção para as viúvas que podem receber o valor integral da pensão do marido e acumularem com a própria e ainda compara a situação do Brasil à de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) quanto ao valor da pensão. No sistema brasileiro, ela recompõe 80% do salário do trabalhador antes da aposentadoria, enquanto na OCDE essa fatia é de 60%.

?A generosidade geriátrica prejudica todos os outros?, diz a ?Economist?, acrescentando que os gastos com a previdência, em proporção do Produto Interno Bruto (PIB) são 50% maiores do que a média dos membros da OCDE. Isso embora o Brasil tenha apenas metade da proporção de maiores de 65 anos em relação ao resto da população.

Na avaliação da revista, o sistema previdenciário do país absorve recursos que poderiam ser usados em escolas, hospitais e infraestrutura, além de estimular a saída do mercado de trabalho. A publicação sustenta, ainda que, por representar mais da metade do rombo no Orlamento do Brasil, a previdência é um dos grandes motivos para os juros altos. ?Assim, aposentadorias extravagantes dificultam o crescimento da economia?, conclui a publicação.