Cotidiano

“Território na Praça” da vida nova aos espaços públicos do munícipio

Além do investimento público, há também grupos de voluntários como movimentos culturais, moradores, comerciantes e empresários que auxiliam na execução dos trabalhos

“Território na Praça” da vida nova aos espaços públicos do munícipio

Caminhando para os seus 70 anos, a “jovem senhora” cidade de Cascavel vem se destacando com a criação de novos projetos. Além de ganhar prêmios, Cascavel foi apontada como a 4° melhor cidade em planejamento urbano do país. Entre estes projetos, destaque para o “Território na Praça”, iniciado em abril deste ano através do Território Cidadão, com objetivo de deixar a cidade mais segura, bonita e agradável. O projeto tem como finalidade transformar e dar vida nova para antigas praças e espaços públicos de Cascavel.

O Território na Praça, já requalificou a praça ao lado da Biblioteca Pública Municipal, “Praça das artes”, Praça dos Mosaicos, Praça do Country, Praça Marcos Mion e Praça da Souza Naves. Neste último, a revitalização do espaço criou a “Alameda Souza Naves”, um novo espaço gastronômico e de lazer.

Em toda as ações do Território na Praça, as revitalizações contam com obras de paisagismo, ajardinamento, arborização, iluminação, equipamentos públicos, floreiras, novo calçamento em paver, muretas de contenção, grades de isolamento da praça, bares e para garantir a segurança das crianças que frequentarem o local.

Os recursos aplicados em cada obra, varia de acordo com cada espaço. Além do investimento público, há também grupos de voluntários como movimentos culturais, moradores, comerciantes e empresários que auxiliam na execução dos trabalhos.

 

Integração da comunidade

Para o coordenador do programa, Robson Macanhão, o projeto está apenas no começo e com cada reforma a população ganha com a melhor qualidade de vida, sentimento de liberdade junto a natureza com crianças, idosos e moradores ao entorno e de outros lugares da cidade inseridos em um espaço sadio e alegre.

“O projeto é importante para a integração da comunidade. O mais importante é que queremos que as crianças, os pais, avós e todos os moradores se insiram nesses espaços de lazer e com isso coíba a presença de usuários de drogas nas praças públicas. Temos visto que onde são feitas as revitalizações, a comunidade começa a visitar com mais frequência e pessoas desocupadas não aparecem mais”, destaca Macanhão.

Para José Luiz Ferreira, que também coordena o programa, as ações são mais que uma simples revitalização. “É mais que uma revitalização. Fizemos uma transformação”. Segundo ele, o Território Cidadão já busca parceria com as secretarias parceiras e a comunidade Japonesa para revitalizar a praça Japão, na Avenida Barão do Rio Branco com a Piquiri. E na sequência a praça do Calçadão do Cascavel Velho. (Colaboração – Jessica Milena)

 

“Adote uma Praça” é regulamentada

Na semana passada, foi assinado decreto criando a “Alameda Souza Naves” e também a minuta que regulamenta a lei municipal nº 7.224, de 30 de abril de 2021, que institui por meio de cooperação técnica o “Programa Adote uma Praça”. O programa tem como finalidade a exploração e a execução de ações de obras e serviços de benfeitorias, fomento, conservação e manutenção, por parte da iniciativa privada.

Na Alameda Souza Naves, foi feita a delimitação da praça com a instalação de um gradio para delimitar o comércio instalado no local, elevação da via com faixa de pedestres, estabelecidas regras sobre mesas e ombrelones (guarda sol). No local, também foi instalado um carrossel e bicicletário para a população.

“Quando inauguramos ou revitalizamos os espaços públicos queremos que a população seja parceira e desenvolva o sentimento de pertencimento. O Adote é a oportunidade que se dá aos interessados de adotar uma praça e dela cuidar. Gastamos quase R$ 3 milhões por ano com ações de vandalismo e com este engajamento da população, este pertencimento, todos se tornando responsáveis teremos os espaços sempre cuidados e prontos para serem desfrutados pela população”, afirmou o gestor do Território Cidadão, Walter Parcianello.

 

Novo espaço para famílias

Para Jane Lenzi, representante dos condomínios do entorno da Alameda Souza Naves, o espaço antigo não oferecia nada de atrativo para os moradores. “Hoje temos esta praça remodelada e o espaço das crianças. Valorizou os imóveis, pois temos um espaço bonito e agradável para uso das famílias. No parquinho, todos os dias temos só a tarde em média 50 crianças usando o espaço”, afirma.

Bernardo Weisheimer, comerciante, disse que o espaço de antes estava abandonado. “Esta revitalização trouxe vida nova ao lugar. Além de ter ficado muito bonito, pode ser compartilhado com as famílias. Esta obra impulsionou nossos estabelecimentos”, avalia.

 

Fotos Território Cidadão/Secom

(Jessica Milena /Redação)