Cotidiano

Terremoto deixa mais de 15 mil desabrigados na Itália

ROMA ? O terremoto mais forte da Itália desde 1980 deixou mais de 15 mil pessoas desabrigadas, de acordo com a agência de proteção civil do país. Não há nenhuma vítima fatal, mas 20 pessoas ficaram feridas e os danos para a área em volta da cidade de Nórcia são extensos.

O terremoto de 6,6 graus de magnitude atingiu a região central, onde cerca de 300 pessoas foram mortas também por um tremor em agosto.

O epicentro foi registrado 6 quilômetros ao norte de Nórcia, uma cidade pitoresca considerada uma das 150 mais bonitas da Itália. A pequena aldeia amanheceu deserta nesta segunda-feira.

Muitos preferiram dormir em seus carros para não se afastar, mas as noites são frias nesta região montanhosa, e as autoridades tentam convencer todos a deixar a zona, ao menos de forma provisória.

O primeiro-ministro Matteo Renzi preside nesta segunda-feira uma reunião de seu gabinete para discutir a reconstrução de emergência.

No domingo, o premier prometeu ante a imprensa que ?cada igreja, cada casa, cada loja? serão reconstruídas. Na semana passada, o governo desbloqueou 40 milhões de euros, mas o custo total da reconstrução pode alcançar vários bilhões de euros.

Um total de 1.100 pessoas continuam alojadas em estruturas de emergência desde 24 de agosto, mas as estimativas da imprensa italiana apontam que haveria entre 30 mil e 40 mil pessoas sem teto.