Cotidiano

Termo ?Brexit? passa a ser reconhecido pelo Dicionário Oxford

LONDRES ? Depois de uma controversa votação, o termo ?Brexit?, deixou de fazer parte apenas do imaginário das pessoas e passou a ser reconhecido e definido pelo Dicionário Oxford de inglês nesta quinta-feira. Segundo as autoridades de Oxford, ?Brexit? signfica a ?a saída (proposta) do Reino Unido da União Europeia e o processo político associado a ela?.

Os lexicógrafos do principal dicionário da língua inglesa acrescentam ainda: ?Às vezes, pode ser usado especificamente em referência ao referendo organizado no Reino Unido no dia 23 de junho de 2016, no qual a maioria dos eleitores favoreceram a saída da UE?.

Os responsáveis pelo dicionário classificaram como ?impressionante? a rapidez com a qual a palavra se difundiu, não apenas no Reino Unido, mas em todo o mundo, a ponto de servir para se referir a fenômenos similares em outros lugares (como quando se fala de ?Grexit? em referência à possível saída da Grécia do euro).

Quase seis meses depois do referendo, o governo britânico ainda não notificou oficialmente sua saída à Bruxelas, mediante a invocação do Artigo 50 do Tratado europeu de Lisboa, embora tenha prometido fazê-lo no máximo em março de 2017. A indefinição sobre o tipo de relação que Londres quer com a UE, depois de abandonar o bloco, deu lugar ainda a mais duas expressões: ?soft Brexit? ? (?Brexit suave), que pretende permanecer no mercado único e aceitar imigrantes europeus ?, ou ?hard Brexit? ? (?Brexit forte?), que significa romper totalmente com a UE.