Cotidiano

Tendência é PSDB apoiar reeleição de Maia, diz líder do PSDB

BRASÍLIA ? Depois de almoçar, nesta quarta-feira, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o novo líder do PSDB, Ricardo Trípoli (SP), disse que a tendência é o partido apoiá-lo à reeleição, mas é preciso que Maia confirme ser candidato o mais breve possível. Segundo Trípoli, no encontro de hoje Maia não confirmou sua candidatura. O tucano disse que o apoio a Maia independe da indicação do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo de Michel Temer.

? É natural PSDB e DEM caminharem juntos. Na última eleição foi assim, há muitos anos, não só em Brasília, tem sido assim. Eu vejo com muita naturalidade esse apoio, obviamente consultando a bancada. Mas ele precisa colocar a candidatura dele e eu preciso consultar a bancada ? disse trípoli, acrescentando:

? Não há nenhum vínculo neste sentido (apoiar Maia só se Imbassahy virar ministro). Imbassahy é um grande quadro do PSDB e o governo precisa muito de uma figura como Imbassahy.

Segundo o líder tucano, Imbassahy é um dos melhores quadros do PSDB, tem perfil conciliador e poderia ajudar o país, mas para ir para o ministério depende de convite. Tripoli desconversou sobre o acordo feito no ao passado, do PSDB apoiar Maia e o DEM apoiar a candidatura de Imbassahy para a Câmara. Segundo ele, houve conversas neste sentido e neste momento, o PSDB está preocupado e irá pensar primeiro no país.

Maia, segundo o Trípoli, não deu nenhuma data para confirmar sua candidatura:

? Ele não deu nenhuma data. Eu disse a ele que seria importante e obviamente, com certeza, ele registrou a minha sugestão e espero que ele faça o mais breve possível. Eu disse a ele, se você tiver interesse (em se candidatar) e se posicionar, eu consulto minha bancada. (A data) depende do candidato, ele é quem faz a avaliação, de quantos votos ele tem, quantos partidos, quantos vão acompanhá-lo nessa sua empreitada. Hoje acho que ele caminha para isso (ser candidato) e a probabilidade é o PSDB apoiá-lo. Se colocando, melhora a performance.

O novo líder do PSDB disse que irá conversar com os deputados da bancada para tirar uma posição, acredita que isso será possível até dia 15. Segundo ele, nenhum deputado do PSDB manifestou interesse, até agora, de disputar a presidência da Câmara.

Para Trípoli, não há problema jurídico na candidatura à reeleição de Rodrigo Maia, mas ressaltou que esta não é uma posição oficial da bancada. Trípoli disse que Maia tem pareceres robustos e, por isso, não acredita que esta questão será um óbice. Reforçando o discurso de aliados de Maia, Trípoli disse que judicializar é um direito dos adversários de Maia, mas que depois não poderão reclamar de interferência do Judiciário em uma questão que é da Câmara.

? Se quiserem judicializar, que judicializem. Ou você joga no campo jurídico ou no político, o que não pode é depois reclamar que o Judiciário está legislando ? sustentou o tucano.