Esportes

Templo no coração dos Jogos

estudioglobo.jpg

Um moderno estúdio, em pleno Parque Olímpico, na Barra, além de talentos (como o Time de Ouro, formado por comentaristas de renome no esporte) e novas tecnologias. Esses são os três pilares da Rede Globo para a cobertura da Rio-2016. Neste domingo, cinco dias antes da abertura do megaevento, os telespectadores já vão começar a entrar no clima. O pontapé inicial será dado pelo Esporte Espetacular, às 10h45m, transmitido ao vivo do novo espaço.

? Desde o primeiro momento, entendemos que precisávamos ter um espaço especial dentro do Parque Olímpico. Era uma forma de mergulhar o público de casa no ambiente da Olimpíada, ancorando nossos programas, telejornais e até algumas transmissões de dentro do estúdio. Afinal, aqui no Parque estão praticamente 50% das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos. Além disso, é um marco para a nossa cobertura por estarmos tão integrados à arquitetura das arenas esportivas. Estamos no coração da Olimpíada ? destaca Ali Kamel, diretor geral de Jornalismo e Esportes da Globo.

Localizado próximo às Arenas Cariocas, ao velódromo e ao Centro de Tênis, o estúdio olímpico tem três andares. No primeiro, destinado a convidados, artistas, medalhistas e comentaristas, há um espaço de convivência. Lá serão exibidos, além da programação da Globo, os 16 canais do SporTV, durante os Jogos, e um telão touch com acesso ao site GloboEsporte.com. No mesmo andar, outro telão, com dois jogos interativos, têm tudo para fazer sucesso até o fim da Olimpíada: uma corrida virtual de 100m, onde os jogadores controlam os corredores através do ondas cerebrais captadas por um dispositivo; no outro, o usuário simula a experiência de estar no corpo de um atleta.

Um estúdio do SporTV, de onde serão exibidos programas ao vivo, ocupa praticamente todo o segundo andar. A partir de terça-feira, o canal vai transmitir, diretamente do Parque Olímpico, as atrações ?É Campeão”, ?Bom Dia SporTV”, ?SporTV Rio 2016, Madruga SporTV”, ?Extraordinários? e ?SporTV News”. No terceiro, está o estúdio da Globo, de onde serão transmitidos, além do Esporte Espetacular, Bom Dia Brasil, Globo Esporte, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Jornal da Globo e Fantástico. Um telão touch, ligado diretamente ao OBS (Olympic Broadcasting Services), com informações como agenda do dia, clima das arenas e quadro de medalhas, vai auxiliar os apresentadores na busca por informação.

Conectado com o que há de mais moderno, o estúdio da Globo vai oferecer ao público novas tecnologias, como grafismos, realidade virtual, mesa tática (futebol, basquete, vôlei, vôlei de praia, natação e handebol). Hologramas de astros da Olimpíada também estão no cardápio.

A CERIMÔNIA NO CINEMA

No dia 5, a Rede Globo, em parceria com o Cinemark, vai levar aos cinemas, ao vivo e em alta definição, a cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio. A festa começa às 19h30m, no Maracanã, e terá a narração de Galvão Bueno, com a presença de convidados. Essa iniciativa inédita vai ser exibida em 11 salas da rede.