Cotidiano

Temperatura e umidade dão cara de verão ao outono

Palotina – Com temperaturas batendo com facilidade a casa dos 30ºC, o outono ainda não deu as caras. Com sensação térmica que tem chegado à casa dos 35ºC em decorrência da umidade relativa do ar baixa, variando de 30% a 45% nos últimos dias, a estação ainda lembra o verão.

Ontem à tarde os termômetros chegaram bem perto de 32ºC em cidades como Guaíra, Palotina, Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel. O que amenizou um pouco a sensação de calor extremo foi o vento.

Apesar de toda a pressão atmosférica que tem impedido o avanço de frentes frias e, portanto sem chuva há quase duas semanas, pouco dela deve ser quebrada a partir de amanhã. A frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul vai chegar ao oeste do Paraná neste domingo com alerta de temporais isolados: ou seja, a chuva vem acompanhada por raios e granizo, mas sem volume expressivo.

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), deverá chover pouco, no máximo cinco milímetros, em áreas isoladas.

Na prática, os triticultores que esperam umidade para iniciar o plantio terão de esperar mais um pouco para levar às máquinas para o campo, pois precisam de ao menos 20 milímetros de chuva.

As lavouras de milho safrinha também pedem água, ao menos 30 milímetros, para garantir um bom desenvolvimento, principalmente às plantas já em floração. Ocorre que não há previsão desse volume de precipitação pelos próximos dez dias.

A partir de domingo as temperaturas cedem um pouco e variam entre 15ºC a 28ºC no início da próxima semana.