Cotidiano

Temer vai ao Congresso explicar meta fiscal na segunda-feira

michel temer.jpg

BRASÍLIA – O presidente interino, Michel Temer, vai ao Congresso, nesta segunda-feira, explicar a meta fiscal, de R$ 170,5 bilhões, e conversar com os parlamentares sobre a situação econômica do país. O presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), já decidiu que votará a nova meta fiscal às 16h de terça-feira, em sessão do Congresso, e que escolherá um relator de plenário.

METAFISCAL_2005

Na prática, Renan não está disposto a aceitar a manobra do novo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CM), deputado Arthur de Lira (PP-AL), que escolheu o deputado Dagoberto (PDT-MS) para ser o relator da meta. Renan disse a aliados que “estranhou” a pressa da CMO em eleger o novo presidente, já que a comissão ficou sem componentes desde março, quando o mandato da CMO anterior expirou, e ainda escolheu o relator, mesmo sabendo que a matéria seria puxada diretamente para o plenário do Congresso.

Segundo interlocutores, Renan encontrou brecha no regimento da Casa para escolher relator de plenário. O novo presidente da CMO é aliado do presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que disse que voltará a frequentar seu gabinete a partir da próxima segunda-feira.