Política

Temer promete fazer “o possível e o impossível” por reforma

Brasília – O presidente Michel Temer afirmou ontem que “até quinta ou sexta-feira” o governo vai “verificar” se tem o apoio necessário para realizar a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

A declaração do presidente foi dada em Limeira, no interior de São Paulo, onde ele participou da entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida.

Após o evento, Temer conversou com jornalistas. O presidente demonstrou otimismo para a votação da reforma da Previdência. A intenção do Palácio do Planalto é tentar levar a proposta ao plenário da Câmara entre os dias 12 e 14 de dezembro. "Até quinta ou sexta-feira vamos verificar se temos os votos. Acho que nós poderemos sensibilizar [a Câmara]", afirmou o presidente. "Vamos fazer o possível e o impossível para poder aprovar [a reforma]. Teremos reunião com o presidente da Câmara e o do Senado, que estão entusiasmados. Entusiasmados em nome do Brasil", disse Temer

Por se tratar de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), a Reforma da Previdência precisa passar por duas votações na Câmara e no Senado. Na Câmara, são necessários ao menos 308 votos dentre os 513 deputados.

O planejamento do governo prevê uma maratona de conversas ao longo da semana com líderes dos partidos que integram a base de apoio de Temer no Congresso Nacional.

Hoje, por exemplo, o presidente deve reunir em um almoço ministros e aliados para discutir a reforma e o cenário político. À noite, Temer tem a previsão de participar de um jantar na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O encontro também tratará sobre a reforma.