Cotidiano

Temer flexibiliza horário de ?A Voz do Brasil? durante a Olimpíada

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer flexibilizou nesta terça-feira o horário de transmissão do programa de rádio “A Voz do Brasil” durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A medida provisória foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo, em 2014.

De 5 de agosto a 18 de setembro, todas as estações de rádio – até as que não forem transmitir competições olímpicas – poderão escolher transmitir o programa entre 19h e 22h. Atualmente, o horário obrigatório é às 19h. “A Voz do Brasil”, que dura uma hora, é um programa de comunicação pública que traz informações sobre os Três Poderes.

No último dia 5, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) havia enviado ao presidente interino um ofício pedindo a flexibilização, pauta antiga da associação. Emissoras reclamam de baixa audiência em um horário nobre. Segundo a Abert, quando a flexibilização foi feita na Copa, uma em cada três estações de rádio optou por outra hora para o programa.

Com mais de 80 anos, o programa surgiu no governo Vargas e já se chamou Programa Nacional e Hora do Brasil. No começo, somente notícias do Executivo eram veiculadas. Atualmente, é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pelas rádios Câmara, Senado e Justiça.