Cotidiano

Temer elogia Meirelles e diz que ajuste fiscal é adequado ao país

BRASÍLIA – Após as notícias de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estaria sendo ?fritado? pela demora na recuperação da economia, o presidente Michel Temer teceu vários elogios ao titular da pasta. Durante o anúncio das linhas gerais da reforma da Previdência, Temer exaltou o trabalho do ministro e disse que ele tem promovido um ajuste fiscal ?muito adequado?.

? Elogio a equipe econômica titularizada pelo ministro Henrique Meirelles, onde está a Secretaria da Previdência, que trabalhou intensamente nessa matéria. Tanto Meirelles quanto os demais vêm promovendo ajuste fiscal muito adequado às necessidades do país. Foi um trabalho muito responsável durante todo esse período na Casa Civil e no Ministério da Fazenda. Não posso deixar de registrar os agradecimentos da Presidência da República ? disse.

O ministro Meirelles lembrou que, sem a reforma da Previdência, a proposta que prevê um teto para os gastos por 20 anos, que está em fase final de tramitação no Senado, perde em efetividade.

? A aprovação da PEC é crucial para o Brasil. Mas para que essa PEC seja sustentável, ela deverá contar com a reforma da Previdência.

Mais cedo, o ministro Meirelles negou que haja uma ?fritura? do seu nome à frente do cargo e disse que o governo está em processo de discussão sobre medidas para a retomada da economia. Em entrevista ao colunista do GLOBO Jorge Bastos Moreno, Temer admitiu pressões por mudanças na condução da política econômica. O presidente estaria elaborando um pacote de novas medidas para estimular o crescimento como forma de aliviar a pressão sobre Meirelles.