Cotidiano

Ted Cruz diz que não vai votar em Hillary Clinton

APTOPIX GOP 2016 ConventionCLEVELAND ? Depois de causar polêmica no terceiro dia da Convenção Nacional Republicana, em Cleveland, o senador Ted Cruz assegurou que não vai votar na candidata democrata Hillary Clinton e que irá ouvir o discurso de Donald Trump nesta quinta-feira, mas sem apoiá-lo. EUA

Pelo terceiro dia consecutivo, o que deveria ser uma demonstração minuciosamente coreografada de unidade resultou em um tumulto causado por acontecimentos imprevistos que despertaram dúvidas sobre a capacidade do Partido Republicano se congregar ao redor de Trump para derrotar Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro.

Cruz, que ficou em um distante segundo lugar atrás de Trump na corrida pela indicação republicana, não endossou o empresário depois de uma campanha agressiva e repleta de ataques pessoais e só mencionou Trump uma vez, desencadeando vaias e exclamações repetidas do público de ?Queremos Trump?.

O delegado republicano anti-Trump Ken Cuccinelli disse que acompanhou a mulher de Cruz, Heidi, para fora do centro de convenções por temer por sua segurança após o discurso de seu marido.

? Quando o discurso acabou, havia uma plateia hostil atrás de nós ? contou Cuccinelli, ex-procurador-geral do Estado da Virgínia.

Cruz iniciou seu pronunciamento parabenizando Trump por conquistar a nomeação na noite passada. Mais adiante, ele pediu:

? Por favor, não fiquem em casa em novembro. Levantem-se, falem e votem com sua consciência, votem em candidatos em quem confiam para defender nossa liberdade e para serem fiéis à Constituição.

Alguns críticos viram o apelo à consciência como um voto de desconfiança em Trump. O estrategista republicano Eric Fehrnstrom, que não é filiado a nenhuma campanha, tuitou:

?Votem com sua consciência’ foi o grito de guerra do movimento Trump Jamais. Cruz levar essa mensagem à RNC (Convenção Nacional Republicana) foi um erro colossal?.