Variedades

Sustentabilidade: Prefeitura de Cascavel vai plantar 10 mil mudas de araucárias

Ação faz parte do Programa de Resgate da Paisagem Natural de Cascavel e do centenário da primeira família a chegar ao município

Sustentabilidade: Prefeitura de Cascavel vai plantar 10 mil mudas de araucárias

A árvore símbolo do Paraná terá ainda mais destaque em Cascavel. A prefeitura encabeça o Programa de Resgate da Paisagem Natural da cidade, que prevê o plantio de 10 mil mudas de araucárias no município. A ação é das secretarias de Cultura e Meio Ambiente.

O primeiro plantio está marcado para esta terça-feira, 24, às 11h, nos jardins da Prefeitura. A intenção é que o projeto alcance todas as regiões da cidade, por isso, haverá plantios em diversos locais ao longo do projeto. O programa marca também as celebrações do centenário da primeira família a chegar em Cascavel.

O projeto ambicioso, além de promover a sustentabilidade, também resgata parte da história do povo cascavelense. “Originalmente, a paisagem natural de Cascavel era uma verdadeira selva de araucárias. Durante o ciclo econômico da extração da madeira na década de 50 havia, em Cascavel, mais de 100 cerrarias cortando araucárias. A madeira era transportada até Foz do Iguaçu e em barcos levada a Buenos Aires, na Argentina, de onde era exportada para a Europa. A selva de araucárias não existe mais. A intenção do prefeito Paranhos com o projeto é resgatar e preservar a paisagem natural originária de Cascavel, tanto na zona urbana, como na área rural do município”, explica o secretário de Cultura, Luiz Ernesto Meyer.

O projeto conta ainda com a parceria do Instituto de Água e Terra do Governo do Paraná e com o coletivo SemeAR, artistas Daniela Soares e Luiz Carlos Brugnera. Tem apoio da ONG Amigos dos Rios, Secretaria de Educação, Território Cidadão, Câmara de Vereadores e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Secom