Cotidiano

Sobreviventes relatam pânico em ataque de Berlim: 'Todos choravam'

BERLIM ? Enquanto a Alemanha vive um dia de tensão e luto depois de um ataque terrorista a um mercado de Natal em Berlim, quem presenciou este episódio traumático relata os momentos de horror na noite de segunda-feira. A feira, que é muito frequentada no fim do ano, estava cheia de famílias que foram até lá para se divertir durante a noite. As testemunhas relatam que, quando o caminhão avançou sobre a multidão, o mercado foi tomado por gritos, choro e pessoas feridas.

Um jovem espanhol que estava no mercado relatou que o caminhão o acertou e atropelou as suas pernas. E ainda contou que o caminhão estava indo rápido demais para simplesmente estar saindo da calçada. Em seu Twitter, Iñaki Ellakuria diz que teve fraturas na perna esquerda e foi operado nesta terça-feira. À agência “EFE”, o seu pai disse que o jovem de 21 anos já está bem.

“(O caminhão) passou por cima de mim e atropelou ambas as minhas pernas”, escreveu o jovem.”Estou bem, graças à quantidade de remédios que me deram pela veia. Mas a dor foi a mais insuportável de toda a minha vida.

À rede “ABC”, da Austrália, uma turista do país contou que viveu momentos de horror após a passagem do caminhão:

? Eu ouvi gritos e todos nós congelamos. Então de repente, as pessoas começaram a se mover e a tirar os escombros umas das outras, tentando ajudar quem quer que estivesse ali. Havia sangue e corpos por toda parte. As pessoas, incluindo crianças e idosos, não se moviam; todos choravam e eu apenas caí em lágrimas.

Já o britânico Mike Fox, que também estava no local, disse que o caminhão passou a cerca de três metros de distância dele enquanto avançava sobre mesas e lojas de madeira.

? Este foi um ato definitivamente deliberado ? disse o turista à Associated Press.

Muitos turistas estavam no mercado, um local bastante atrativo de Berlim ? que, nesta época do ano, é um destino popular para viajantes. O novo ataque aumenta a tensão entre os alemães e europeus em geral, que temem eventuais atentados terroristas durante o Natal.