Cotidiano

Sobe parcela de crianças em lares com renda per capita de até 25% do salário mínimo

4_-_altas_15.03.2016_-_Projeto_aceleração___Glaucio_Burle_-1-.jpgRIO – A crise econômica atinge em cheio as famílias com crianças e aumentou a proporção dos domicílios em situação de pobreza. Quase um quinto (18%) das crianças de 5 a 14 anos viviam em lares cujo rendimento mensal per capita era de até 25% do salário mínimo em 2015. Em 2014, esse percentual era de 15,9%. Ao mesmo tempo, entre as crianças de zero a quatro anos a proporção daquelas que viviam nesses domicílios era de 17,6% em 2015, ante 15,2% em 2014.

Síntese IBGE

Segundo o IBGE, a piora desses indicadores na passagem entre 2014 e 2015 está ligada ao aumento do nível de desocupação da população, que reflete os efeitos da crise econômica. Quando se olha um período mais longo, no entanto, o que se verifica é uma melhora dos indicadores. Em 2005, 22,4% das crianças de zero a quatro anos viviam em domicílios com renda per capita de até 25% do salário mínimo. Na faixa entre 5 e 14 anos, o percentual era de 20,7%.

A publicação ressalta ainda que crianças e adolescentes são os que mais vivem em situação de insegurança alimentar. O percentual de crianças até quatro anos nesses domicílios era de 34,1%. Entre quem tinha entre 5 e 14 anos, a taxa era de 33,7%. Na população em geral, a proporção era de 25,8%, segundo o suplemento de segurança alimentar da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013.

AVANÇA SANEAMENTO EM DOMICÍLIOS COM CRIANÇAS

Os dados da Síntese mostram ainda que recuou o percentual de crianças de zero a 4 anos que viviam em domicílios sem acesso a nenhum serviço de saneamento (abastecimento de água por rede geral, esgotamento sanitário por rede coletora ou pluvial e coleta direta ou indireta de lixo). A taxa era de 15,3% em 2005 e caiu para 8,1% em 2015.

? O saneamento básico é apontado pela Unicef como uma das causas estruturais da mortalidade infantil, então é um tema que temos de observar com cuidado. Ainda existe grande disparidade entre as regiões do país com relação à oferta de saneamento. A região Norte se destaca negativamente em relação a todos os tipos de serviços de saneamento: em relação ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta direta ou indireta de lixo, inclusive em crianças que vivem em domicílios sem nenhum tipo desse serviço. Já a região Sudeste tem os melhores indicadores ? afirmou Luanda Botelho, pesquisadora do IBGE