Cotidiano

Sob ameaça do governo, greve tem adesão parcial na Venezuela

CARACAS ? Apesar das ruas da Venezuela apresentarem menos movimento do que o habitual, a greve nacional convocada pela oposição teve adesão parcial nesta sexta-feira, após ameaças do governo de Nicolás Maduro de tomar o controle das empresas que paralisassem suas atividades.

A coalizão de partidos opositores Mesa de Unidade Democrática (MUD) convocou uma greve geral de 12 horas para protestar contra a suspensão de um referendo revogatório contra o presidente, o que elevou ainda mais as tensões no país.

? Não estou de acordo com o governo de Maduro, mas eu tive que abrir por que, com a situação no país, é muito difícil parar de trabalhar um dia ? afirmou Alfonso Brito, dono de uma lanchonete em Caracas que, pela greve, vendeu menos do que o normal.

A oposição descreveu a paralisação como um sucesso, mas, em Caracas, padarias, farmácias e supermercados abriram suas portas e exibiam as comuns filas de compradores à procura de pão e farinha ? algo escasso no país. Nas outras cidades, a greve também teve uma adesão parcial.