Variedades

Sistema deve desburocratizar contratação de artistas

Cascavel é palco de apresentações culturais, festivais e shows todos os anos. Mas, apesar de tantos espetáculos, o Município não tinha disponível a relação de artistas locais e regionais que atuavam nos eventos. Pensando nisso, a Secesp (Secretaria Municipal de Cultura e Esportes) criou em 2018 um sistema que vai desburocratizar e facilitar a contratação de artistas.

O setor de Comunicação da Secesp é responsável pela criação e pela implantação do sistema. Segundo o responsável pelo setor, João Flávio Guião Leite Filho, a ideia surgiu da necessidade de ter os dados disponíveis para contratantes. “Com o lançamento do Cadastro de Artistas, será possível gerarmos indicadores culturais que nos revelarão a realidade do segmento na nossa cidade”, explica.

Até então nunca houve uma ferramenta que auxiliasse na organização desses cadastros de artistas locais e regionais. Por isso, surgiu a necessidade de aparelhar e sistematizar as informações para a construção de indicadores relacionados ao Setor Cultural de Cascavel.

A Lei 6.074/2012 atribui à Secesp a implantação de novos instrumentos institucionais, entre eles o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais de Cascavel permite que esse cadastro seja mais uma ferramenta de auxílio da cultura na cidade.

 

Lançamento do programa

O lançamento do sistema está programado para a metade do mês de outubro, mas já está em pleno funcionamento: “Em alguns dias vamos divulgar em nossas redes sociais o sistema no qual já temos alguns inscritos”, revela João Flávio. O cadastro não tem validade e pode ser realizado a qualquer momento.

Os artistas cadastrados no sistema serão a primeira opção para espetáculos quando houver demanda de apresentações. O sistema revela também aspectos de oferta e demanda de bens e serviços culturais que servirão para que o município absorva parte desta demanda para promover artistas locais facilitando o contato entre contratantes de serviços culturais e artistas.

As categorias em que os artistas já podem se inscrever são: Origami arquitetônico, música, arte, educação, flauta transversal, regência de coral, quadrinista, ilustrador, cantor lírico, preparador vocal, fotógrafo, escritor, artista plástico, artesão, bordados, costura criativa, arte em PVC, artes cênicas, músicos, professor de musicalização, revelador, compositor, escritor, contador de histórias, guitarrista, produtor de eventos, pianista, percussionista, coordenador de projetos culturais, entre outros.

 

Projetos e parcerias

Uma atividade proposta pela Secesp ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, cuja presidente é a professora Antônia Vilaca, é que em breve a secretaria passa a oferecer aos artistas capacitações quanto à elaboração de projetos, processo de captação de recursos públicos e orientações quanto a Lei 13.019, de 31 de julho de 2014 que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil em regime de mútua cooperação na execução de atividades ou de projetos.

Através das orientações propostas na capacitação, o artista passará a ter conhecimento da Lei Rouanet e de outras formas de incentivo à cultura e de mecanismos previstos em lei, de transferências de recursos públicos para a realização de suas atividades.

O músico Clóvis Ortigara atua há 30 anos em Cascavel e acredita que esse cadastro seja importante para quantificar e qualificar os músicos e também para promover a troca de informações: “É importante para se saber a quantidade de artistas na região e também ter uma ideia quantos desses artistas têm conhecimento técnico e onde atuam e assim criar encontros viabilizados pela Secretaria de Cultura de Cascavel e região”.

Para a artista plástica Lari Namaste, toda forma de divulgação de arte é válida, ainda mais prestigiando artistas locais: “O que é criado deve ser exposto. As pessoas adoram arte, mas precisam ter acesso facilitado a ela. Ver um quadro ao vivo é bem mais bonito e interessante”.