Cotidiano

Sessão da votação do impeachment será retomada às 11h

2016 935316809-201608301134199822.jpg_20160830.jpg

Votação do impeachmentRIO – O plenário do Senado Federal vai sacramentar o desfecho do julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff nesta quarta-feira. A retomada da sessão, que começou na última quinta-feira, está marcada para às 11h desta quarta-feira. Em um primeiro momento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski lerá o relatório resumindo os fundamentos da acusação e da defesa. Depois, quatro senadores ? dois favoráveis à condenação e dois favoráveis à absolvição ? poderão usar a palavra por até cinco minutos.

A votação, que será eletrônica e com chamada nominal, será iniciada na sequência. Caso o relatório pela condenação receba 54 votos ?sim? (ou dois terços da composição do Senado no momento da sessão), Dilma Rousseff perderá o cargo e o presidente interino Michel Temer será empossado definitivamente. O relatório será arquivo, e a presidente afastada reassumirá o cargo, caso o total de votos ?sim? não alcance dois terços dos senadores.

Dilma perderá definitivamente o mandato e ficará impossibilitada de exercer qualquer função pública por oito anos se o impeachment for aprovado. Ela terá que sair do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, e perderá também o direito a uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Presidentes que exerceram o mandato em ?caráter permanente? têm direito a quatro seguranças, a dois veículos oficiais, com motoristas, e a dois assessores. Dilma é contemplada.

PLANALTO PREVÊ POSSE ENTRE 15H E 17H

Michel Temer acompanhará a conclusão do processo de seu gabinete no Palácio do Planalto. A previsão é que a posse de Temer ocorra entre 15h e 17h. Caso o presidente interino seja efetivado com a aprovação em definitivo do afastamento de Dilma, Temer só deverá prestar juramento, sem vestir a faixa presidencial.

O presidente interino viajará nesta quarta-feira para a China, onde terá encontros bilaterais com chefes de Estado da China, Japão, Itália, Espanha e Arábia Saudita, encontrará investidores e irá ao G-20. Se o impeachment de Dilma for confirmado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) deverá assumir interinamente a Presidência da República da noite desta quarta-feira até a próxima terça-feira, devido a viagem de Temer para a China.