Cotidiano

Servidores de Guaíra terão reajuste acima da inflação

O sindicato defendia o índice de 7,64%. Esse percentual seria o mesmo concedido aos professores em âmbito federal

Guaíra – Os servidores públicos de Guaíra vão ter reposição salarial com ganho real de 0,42%. Esse é o resultado de acordo firmado nesta semana em encontro do prefeito Heraldo Trento e secretários com representantes do Sismug, o Sindicato dos Servidores Municipais.

O sindicato defendia o índice de 7,64%. Esse percentual seria o mesmo concedido aos professores em âmbito federal. Porém, a solicitação, nesse momento, mostrou-se impossível diante da realidade econômica e necessidade de o município aumentar a receita para a cobertura do gasto. 

O secretário da Fazenda, Antônio Alves, apresentou relatório contábil com a previsão orçamentária para os próximos anos. Um ponto destacado foi que o município está perto de alcançar o limite prudencial de gasto com pessoal estipulado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em 51,3% da receita corrente líquida. Observar a determinação é importante, disse o prefeito Heraldo Trento.

Os representantes do sindicato acataram por unanimidade a proposta de reajuste de 7%, com ganho de 0,42% acima da inflação acumulada de 2016. Com essa decisão, o piso salarial mínimo dos servidores em Guaíra será de R$ 1.149,40 e o vale-alimentação passará a R$ 190,03. O presidente do Sindicato, Israel de Almeida, afirma que, diante das circunstâncias, o resultado alcançado foi o melhor possível.