Cotidiano

Semana será marcada por temporais no Sul do Brasil

A chuva mais intensa deve ocorrer no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Semana será marcada por temporais no Sul do Brasil

O tempo muda novamente nesta semana na região Sul do país. Uma nova frente fria se formou nessa segunda-feira (27) na altura do Uruguai e avança pelo Rio Grande do Sul. Durante a terça-feira (28), conforme o sistema avança, a chuva se espalha para as áreas da região sul.

Muita atenção às primeiras pancadas de chuva. Como as temperaturas devem subir, por causa da pré-frontal, a combinação do calor com a umidade fria causa ventanias de moderada a forte intensidade, podendo passar dos 60km/h na costa dos três estados. Além disso, as nuvens muito carregadas podem causar trovoadas e até granizo. A chuva mais intensa deve ocorrer no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Na quarta-feira (29), a frente fria se afasta e a Região tem uma trégua nos temporais, mas já a partir de quinta-feira (30) novas instabilidades se formam no Rio Grande do Sul, associadas a um outro sistema de baixa pressão e trazem mais uma vez risco para temporais no estado gaúcho.

Paraná 

A terça-feira (28) começou com tempo estável nas diversas regiões do Paraná. Na região noroeste, a madrugada foi abafada e já no início da manhã os termômetros registraram 24 ºC na região. No Rio Grande do Sul, divisa com o Uruguai, o avanço de uma frente fria provoca temporais na região neste momento. O mapa mostra as temperaturas mínimas no estado registradas pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet.

Cascavel
Em Cascavel as temperaturas ficam entre 20°C e 33°C nesta terça-feira (28). Na quarta-feira o céu deve continuar encoberto por nuvens com temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C. Na quinta-feira (30) o dia será o mais quente da semana com máxima podendo chegar na casa dos 35°C.
O mês de outubro começa com previsão de pancadas de chuva na sexta-feira (1°) e as temperaturas devem ficar entre 18°C e 31°C.
Confira a previsão para os próximos dias em algumas cidades do oeste:

 

Com informações do Climatempo e Simepar