Cotidiano

Semana gelada em Cascavel

A semana começou gelada e chuvosa em Cascavel. Com ventos de até 42 km/h, a cidade registrou, até a tarde de ontem, 35 milímetros de chuva e temperaturas mínimas que variavam de 12°C a 15°C, conforme o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

E hoje a previsão é de que o dia amanheça com bastante nebulosidade e a chuva continue. Segundo o Simepar, a expectativa é de que os termômetros marquem 14°C de mínima, e 19°C de máxima. As rajadas de vento devem ficar em torno de 18 a 20 km/h.

Porém, é a partir de quarta-feira (6), com a chegada de uma massa de ar menos aquecida em toda a região Sul do Brasil, que o frio se intensifica. A mínima para amanhã é de 6°C, de acordo com o Simepar, com máxima que não ultrapassa os 16°C. Na quinta-feira (7), a previsão é de 9°C, e de 4°C na sexta-feira (8). Mas é no sábado (9) que os termômetros vão marcar a temperatura mais baixa da semana: 2°C. A partir do domingo (10) as temperaturas voltam a subir, com mínima de 13°C e máxima de 21°C.

 

Geada

De acordo com o Simepar, não há previsão de geada nas próximas 48 horas para Cascavel. Conforme o sistema de monitoramento Alerta Geada, deve gear apenas nas cidades de Pato Branco, Palmas e União da Vitória.

 

Assistência

Neste período de frio intenso, a Secretaria de Assistência Social realiza ações para encaminhar moradores de rua aos abrigos da cidade – Casa Pop e Albergue Noturno André Luiz. Muitos daqueles que se abrigam embaixo de marquises ou em calçadas para dormir são convidados a irem até estes locais onde podem têm direito à alimentação, banho e dormitório. A permanência destas pessoas nos abrigos é temporária e varia de acordo com a necessidade de cada um.

Para se ter uma ideia, em apenas uma semana, 120 pessoas foram encaminhadas a Casa Pop e ao albergue.