Cotidiano

Sem-teto que evitou explosão em Nova Jersey ganha moradia e proposta de emprego

201609211600530196_AP.jpgWASHINGTON – Lee Parker, o sem-teto que encontrou uma mochila cheia de explosivos na noite de domingo, dia 18, numa lata de lixo na estação de trem de Elizabeth, Nova Jersey, agora tem um apartamento onde morar e perspectivas de conseguir um emprego. Um morador de Elizabeth, Donald Gonçalves, se sensibilizou com a história e organizou um site de crowdfunding, que arrecadou mais de US$ 28 mil. Parte do dinheiro foi doada a uma organização não-lucrativa de Elizabeth, que conseguiu moradia para Parker.

Deabrigado por vários anos, Lee Parker procurava por uma mochila na noite de domingo, pois teria uma entrevista de emprego no dia seguinte. Foi aí que ele e um amigo morador de rua, Ivan White, encontraram o que procuravam em uma lata de lixo. Mas, ao examinar a mochila, viram que ela continha fios e explosivos. Os dois levaram o artefato para uma área remota e chamaram a polícia. Desde então, os dois foram aclamados como herois por terem evitado uma de uma série de três bombas que seriam detonadas naquele fim de semana, em Nova Jersey e Manhattan.

Lee Parker não chegou a ir à entrevista de emprego, como carregador de caminhões, na segunda-feira, pois teve que prestar esclarecimentos à polícia. Mas Donald Gonçalves, que virou uma espécie de porta-voz dois dois amigos moradores de rua, disse que uma grande companhia de produtos alimentícios já estava em contato com Parker para conseguir-lhe um emprego.

“Isso é a América, e essas histórias de heroísmo e celebridade acontecem a toda hora, mas é bom ver caras comuns como Lee e Ivan serem os protagonistas delas”, disse Donald, em entrevista. “Herói? Eu não iria tão longe. Eu estava apenas fazendo a coisa certa”, devolveu Parker.