Esportes

Seleção masculina de vôlei pode voltar ao alto do pódio após 12 anos

O roteiro é semelhante ao da seleção feminina em Londres-2012. O Brasil foi quase eliminado na fase de grupos, avançou às quartas de final em último lugar da chave e, após arrancada, foi campeão olímpico (bi, diga-se). O enredo pode se repetir desta vez com a seleção masculina, que capengou no início, renasceu contra a França e, desde então, não olha para trás. Numa reedição da final de Atenas-2004, Brasil e Itália disputam neste domingo, às 13h15m, no Maracanãzinho, o ouro olímpico. Essa é quarta decisão consecutiva que a seleção brasileira vai encarar. Nas últimas duas, foi prata. Já a Itália, que jamais ganhou esse título, volta a uma final após 12 anos, justamente contra seu algoz.

Vôlei em 21 de agosto

Os italianos, ao contrário do Brasil, fizeram uma competição sem percalços. Perderam apenas uma partida na primeira fase, quando já tinham a liderança do grupo garantida. Não mostraram mesmo ímpeto contra o Canadá, em jogo que ajudaria a definir os classificados para as quartas de final. O resultado garantiu os canadenses e fez com que Brasil e França se enfrentassem em um jogo de vida ou morte.

? Se eu pudesse tirar a França, talvez tivesse feito o mesmo. Por que enfrentá-los mais à frente sabendo que são, teoricamente, mais fortes que o Canadá? Somos hipócritas nesse ponto. Nos xingaram na Liga Mundial quando os reservas jogaram contra os EUA e depois vencemos por 3 a 2. Lembraram de 2010 (Mundial, quando o Brasil entregou jogo para a Bulgária), quando a torcida ficou de costas para a gente. Cada um tem de pensar no seu jogo ? cutucou o central Lucão, para quem o Brasil cresceu na hora certa e está pronto para a melhor briga. ? A Itália tem ótimo saque, principalmente nos finais dos sets. Por isso, não podemos deixar a definição para o final da parcial. Vamos tentar abrir vantagem, estamos confiantes e numa crescente.

RETROSPECTO FAVORÁVEL

201608200018291096_AP.jpgO líbero Serginho tem a mesma opinião e diz que Wallace, Lucarelli e Lipe merecem o ouro.

? A gente não vai ficar pensando no que fizeram. Não adianta nada. Temos de jogar o nosso voleibol, sem perder a cabeça e com vibração. O que o Wallace fez contra a Rússia? É um monstro. Para mim, é o melhor jogador da Olimpíada. Esse cara merece o ouro. A gente tem de fazer esse cara ser campeão olímpico. E o Lucarelli jogando com a coxa dessa jeito? E o Lipe cheio de remédio? Eu vou tentar fazer isso por eles.

Com a quarta medalha olímpica garantida, Serginho passou a ser o jogador com mais conquistas em esporte coletivo. Mas ele não liga:

? Não me importo com isso. Segunda-feira estarei em casa tomando tubaína e já era. Só quero que acabe logo para voltar para os meus filhos. Melhor campeão, claro. E vou viver minha vida.

Lipe e Lucarelli estão machucados, foram para o sacrifício contra a Rússia, mas devem voltar à quadra. O fisioterapeuta Guilherme Tenius chegou a dizer que esse foi o maior desafio com a seleção brasileira. Lucarelli, com pequeno edema no músculo da coxa, será reavaliado. Segundo ele, Lipe entrou ?zerado? no último jogo.

Todas as medalhas do Brasil no Rio-2016

? Usamos tudo quanto é tipo de aparelho para fisioterapia e fizemos tratamento corujão até 4 horas da manhã. Vou descansar e me alimentar bem para chegar o melhor que eu puder na partida. Não quero ficar fora de jeito nenhum ? declarou Lucarelli, que sentiu dores anteontem.

Itália e Brasil se enfrentaram 62 vezes, com 37 vitórias brasileiras. Será a décima vez em que as equipes se enfrentarão em Olimpíadas. O confronto marcará ainda duelo entre os dois maiores pontuadores: Wallace (127) e Zaytsev (110).

? Não ligo para esses confrontos. Se ele sair como maior pontuador e eu com a medalha de ouro, está bom ? falou Wallace.