Saúde

Sedentarismo atinge 85% dos jovens brasileiros

Situação é pior entre as meninas: apenas uma em cada dez pratica atividades físicas

Sedentarismo atinge 85% dos jovens brasileiros

Um relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) traz um grande alerta sobre a situação dos jovens brasileiros: apenas 15% dos adolescentes entre 11 e 17 anos fazem atividades físicas regularmente.

A situação é ainda mais complexa quando observamos a análise feita em meninas. No levantamento, uma em cada de adolescentes pratica atividades com frequência, o percentual de sedentarismo é de 89%, enquanto meninos atingem 78%. Acumulados, o índice é de 85% na juventude brasileira.

De acordo com a OMS, o ideal é que pessoas dentro da faixa etária da pesquisa pratiquem pelo menos 60 minutos de atividades físicas moderadas cinco vezes por semana. Isso é suficiente para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento, evitando o surgimento de doenças, obesidade e problemas atrelados a postura, como a lombalgia (dor na região lombar).

“É preciso estimular atividades físicas que despertem o interesse feminino e também investir na criação de espaços onde as meninas se sintam seguras para praticar esportes”, afirma Leanne Riley, analista da OMS e coautora do estudo.

O Brasil é o país em que a diferença do sedentarismo entre sexos é maior. Além disso, em nenhuma outra nação o percentual chega aos 89%. A OMS aponta que o problema pode estar justamente na desigualdade de ações. “Houve uma pequena melhora na oferta de esportes para os jovens, mas em atividades que as meninas não estão necessariamente interessadas, como esportes coletivos”, revela Riley.

O estudo sobre sedentarismo da OMS foi feito a partir de 1,6 milhão de entrevistas com jovens de 11 a 17 anos, em 146 países diferentes.