Cotidiano

Secretária-executiva do MEC diz que Enem não será cancelado

62539644.zip.jpg BRASÍLIA. A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, disse que não há risco de cancelamento da redação ou das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em virtude da suspeita de vazamentos. Segundo ela, que falou na saída de um evento sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), até a manhã desta terça-feira não havia indícios, por parte das investigações feitas pela Polícia Federal, de vazamento do conteúdo das provas. enem

– A informação que nós temos é que não houve vazamentos, até as investigações de hoje de manhã. E a PF continua as suas investigações – afirmou.

Maria Helena minimizou as ocorrências flagradas pela Polícia Federal, que prendeu em pelo menos dois estados participantes portando textos prontos, em forma de cola, sobre o tema da redação, que só é conhecido pelos estudantes ao receberem a prova. Ela disse que em todos os anos há problemas em relação a pessoas flagradas tentando fraudar o exame e que as investigações estão mostrando serem casos “circunscritos”.

A secretária-executiva também disse que a ação do Ministério Público no Ceará não preocupa o MEC. Segundo Maria Helena, o exame foi aplicado dentro da normalidade esperada para uma operação tão grande, capilarizada em todo o Brasil, em que determinados problemas são esperados.