Cotidiano

Secretaria da Saúde incentiva alimentação saudável no ambiente de trabalho

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma resolução que incentiva a alimentação saudável nos ambientes de trabalho. A proposta inicial é adotar as ações nas unidades da Secretaria.

“Esses processos são permanentes e devem servir de incentivo para a inclusão de práticas inovadoras de gestão e para mudanças culturais não apenas na Secretaria de Saúde, mas também em outras instituições”, afirma o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Neste primeiro momento, a ideia é ofertar alimentos de melhor qualidade para os funcionários. A Secretaria promove cursos periódicos para capacitação de profissionais da saúde de todo o Estado. Nestas reuniões, sempre são servidos lanches ou refeições que, com a resolução, deverão obedecer normas pré estabelecidas que se baseiam no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

POUCOS PROCESSADOS – A resolução orienta que as refeições servidas nos intervalos de eventos devem ofertar variados alimentos in natura (não processados) ou minimamente processados. Também se torna obrigatório oferecer, no mínimo, uma opção de fruta da estação e de produção local.

“Estamos orientando priorizar, sempre que possível, alimentos regionais, orgânicos e de base agroecológica – que vise uma agricultura sustentável. Outra orientação é evitar ao máximo os alimentos ultraprocessados, que apresentam quantidades excessivas de açúcar, gordura e sódio”, explica a chefe do Departamento de Promoção da Saúde, Maria Cristina Fernandes.

INCENTIVO – De acordo com Maria Cristina, a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho é um passo inicial para incentivar o autocuidado e, consequentemente, reduzir problemas relacionados às condições crônicas e aos fatores de risco modificáveis, como sobrepeso, diabetes e hipertensão. 

Estão previstas ainda ações de educação alimentar e nutricional no ambiente de trabalho para orientar as escolhas alimentares saudáveis.