Cotidiano

Saúde: PR tem 38 casos de Influenza, cinco no Oeste

O informe epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) confirma 38 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Paraná desde o início do ano. São 30 casos de Influenza A (H3) sazonal, sete de Influenza B e um de Influenza A (H1N1).

No mesmo período, foi confirmado um óbito no município de Maringá. Outra morte, ainda não contabilizada no boletim, ocorreu em Cascavel, em abril. A vítima foi um motorista de ônibus, de 50 anos, morador de São Miguel do Iguaçu, que passou mal enquanto trabalhava no município. O caso foi considerado importado, com confirmação para o vírus A H3.

No Oeste, foram confirmados até o momento cinco casos de Influenza, três em Foz do Iguaçu e dois em Cascavel. Assim como no restante do Estado, a maioria das confirmações foi do vírus A H3 sazonal.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe no Paraná segue até 26 de maio. Devem ser imunizados idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes, doentes crônicos, indígenas, profissionais de saúde, detentos, professores das redes pública e privada em atividade e puérperas.

No Paraná, 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas, o que representa 45% do total estimado, de 1,8 milhão de paranaenses. Conforme a coordenadora de Influenza da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Gerti Berto, até o momento 84.481 pessoas foram vacinadas na regional.

Quem ainda não tomou a vacina pode aproveitar o Dia D de vacinação, marcado para 13 de maio, em todo o Estado. Neste dia, haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para que mais de 90% do público alvo seja imunizado até o encerramento da campanha.