Cotidiano

Saúde aponta 12 novos casos de dengue por dia no município

Em relação aos casos importados, que são de pessoas que foram infectadas em outros municípios, o crescimento foi de 28,4%

Cascavel – Doze casos por dia. Essa é a média de registros de pessoas com dengue em Cascavel. Os números são da Secretaria de Saúde e se referem a uma média dos casos contabilizados do dia 17 de maio a 20 de junho na cidade.

Segundo um levantamento feito pelo Hoje e O Paraná com base nos relatórios divulgados semanalmente, em maio Cascavel tinha 518 casos autóctones – contraídos no município. Passados 33 dias, o número saltou para 912, crescimento de 76%.

Em relação aos casos importados, que são de pessoas que foram infectadas em outros municípios, o crescimento foi de 28,4%, passando de 130 em maio para 167 no último boletim. Se somados os dois tipos, o aumento de casos de dengue foi de 63% em apenas um mês.

De acordo com o coordenador de controle de endemias, Emerson Carlos Ferrira, somente com os casos que estão sob investigação, na próxima semana Cascavel estará em epidemia. “O maior problema é que recebemos os resultados tardiamente. No último boletim tínhamos confirmados 23 casos que ainda estão sob análise para determinar se são autóctones ou importados. Como temos uma maior incidência de autóctones, na próxima semana devemos estar em epidemia da doença”.

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser considerada cidade com epidemia da doença, Cascavel precisaria ter 300 casos da doença a cada 100 mil habitantes. Como a cidade possui, segundo a Prefeitura de Cascavel, 312.778 habitantes, precisaria ter 938 casos autóctones. Diferença de apenas 26 registros.

Levando-se em consideração que a cada dia, conforme média mensal, 12 pessoas têm a confirmação da doença, Cascavel já estaria em epidemia neste momento.

Mais de 14 mil casos

Boletim da Secretaria Estadual da Saúde confirmou 52.237 casos de dengue no Paraná, 48.652 autóctones e 3.585 importados. Os dados apontam ainda 58 mortes causadas pela doença, além de 143.453 notificações. Na região, 18 pessoas morreram por conta da dengue, e até ontem a soma de todos os casos confirmados chegava a 14.496 entre as regionais de saúde Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. A maior incidência da doença continua sendo na 9ª Regional de Foz, com mais de10 mil confirmações. O número total de suspeitas é de 32.830. Já são 22 do Oeste em epidemia, e 82 em todo o Estado. No informe da Sesa, publicado ontem, o município de Goioerê integrou a lista das cidades que enfrentam situação epidêmica, apresentando incidência de 313,11 casos a cada 100 mil habitantes.