Saúde

Sarandi enfrenta surto de covid-19 entre servidores da saúde; quase 50 infectados

De acordo com informações do secretário de Saúde, Márcio Manoel de Souza, a situação é crítica e preocupante. A recomendação é que a população procure a UPA em caso de extrema necessidade

Sarandi enfrenta surto de covid-19 entre servidores da saúde; quase 50 infectados

A Prefeitura de Sarandi, na região metropolitana de Maringá, está enfrentando um surto de covid-19 entre servidores da saúde. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde, já são quase 50 servidores infectados e afastados nesta semana, 15 deles somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesta quarta-feira, 27, a prefeitura suspendeu as consultas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por falta de profissionais.

De acordo com informações do secretário de Saúde, Márcio Manoel de Souza, a situação é crítica e preocupante. A recomendação é que a população procure a UPA em caso de extrema necessidade. “É complicado e a todo momento os números de infectados vão se atualizando. Estamos em uma pandemia e isso pode acontecer. Estamos tentando contratar médicos com urgência”, disse. 

Ainda segundo o secretário, em todas as UBS de Sarandi têm servidores afastados por conta da covid-19, a maioria enfermeiros e médicos. Por isso, alguns serviços podem ser suspensos a qualquer momento nestas unidades e a recomendação é que os moradores procurem a UPA ou a Central de Especialidades de Sarandi somente em casos graves.

Casos por unidade

A UBS Aurora, por exemplo, está com oito servidores afastados. Na UBS Monte Rei são sete profissionais infectados. A UBS Ouro Verde e a UBS das Flores estão com quatro servidores afastados cada uma. Na UBS Aliança e UBS Rio de Janeiro são três servidores infectados em cada. E na UBS Oriental 2 e UBS Independência são dois profissionais afastados em cada uma. Na UPA são 15 profissionais da saúde infectados.

A Prefeitura de Sarandi está tentando contratar médicos por meio de chamamento público para a atenção básica de saúde. O secretário de Saúde disse que algumas UBS podem ser fechadas nos próximos dias para o remanejamento de servidores para o atendimento nos locais com maior movimento.

GMC Online