Esportes

São Paulo e Vasco decidem o título

São Paulo – A maior competição das categorias de base do esporte mais popular do Brasil definirá hoje o campeão de sua 50ª edição. A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, que começou com 128 times, chega a sua decisão depois de pouco mais de 20 dias de torneio. Tradicionais equipes do País, São Paulo e Vasco decidem o título a partir das 15h30 no Pacaembu, que deverá estar lotado neste feriado de aniversário de 465 anos da maior cidade do Brasil.

Para o Tricolor paulista será a 11ª final de Copinha, na qual buscará o tetracampeonato após ter sido campeão em 1993, 2000 e 2010. O Cruzmaltino carioca, por sua vez, chega a final pela terceira vez. O fato curioso é que o único título aconteceu justamente contra o São Paulo, em 1992. Após empate em 1 a 1, o Gigante da Colina levou a melhor nos pênaltis: 5 a 3.

Este ano, o time do Morumbi foi o primeiro a se garantir na decisão, ao golear o Guarani por 5 a 0 na última terça-feira. Na fase de grupos, passou em segundo lugar da sua chave por perder no saldo de gols para a Ferroviária. Ambos venceram dois jogos e empataram no confronto entre eles. Na segunda fase, o São Paulo venceu o Rio Claro por 3 a 0 e voltou a encontrar a Ferroviária. Dessa vez, ganhou por 2 a 0. Nas oitavas, bateu o Mirassol por 3 a 0, enquanto nas quartas de final passou pelo Cruzeiro nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Trajetória vascaína

Do outro lado da chave, o Vasco chegou a final ao bater o Corinthians nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. Na fase de grupos, o CruzMaltino avançou como líder da sua chave, com duas vitórias e um empate. Nas fases eliminatórias, goleou o Juventude e o Manthiqueira por 4 a 0 e 5 a 1, respectivamente. Nas oitavas de final, aplicou 3 a 0 no Coritiba e nas quartas despachou o Volta Redonda nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.