Cotidiano

Sanepar fecha 2016 com R$ 626,8 milhões de lucro e é destaque nacional

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou nesta quinta-feira (23) o Relatório de Administração 2016. A empresa contabiliza, no período, lucro líquido de R$ 626,8 milhões – acréscimo de 43% em relação ao ano anterior. “Vários fatores contribuíram para que a Companhia registrasse este resultado. Quem ganha são os paranaenses que moram nos municípios atendidos pela Sanepar”, explica o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche.

Entre os destaques que levaram ao desempenho positivo da Companhia, estão a ampliação da base de clientes e do volume faturado. No ano passado, foram incorporados ao serviço de abastecimento de água 46 mil novos clientes e 94 mil usuários do serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Com este resultado, a Sanepar se mantém no grupo de elite das empresas públicas prestadoras dos serviços de saneamento básico no Brasil. 

Na área de atuação da Companhia – 345 municípios do Paraná e Porto União, em Santa Catarina – 100% da população conta com o abastecimento de água tratada. São 3,7 milhões de pontos de entrega de água. A Sanepar conta com infraestrutura de grande porte para entregar a água em todas estas torneiras. São 164 estações de tratamento, 1.037 poços, quatro barragens e 51,5 mil quilômetros de rede de distribuição.

EXCELÊNCIA – Quanto ao serviço de esgoto, os níveis de cobertura no Paraná conquistaram nível de excelência, muito acima da média nacional. Em dezembro do último ano, 2,6 milhões de economias (ou pontos de lançamento) estavam integradas ao sistema de coleta da Sanepar. Pelo critério de população atendida, de acordo com o Ministério das Cidades, a Sanepar coleta 77% do esgoto doméstico, acima da média nacional, que é de 42%. Diferente de outras empresas, a Sanepar trata todo o esgoto que é coletado e que chega das 239 estações tratamento. A rede coletora supera os 33 mil quilômetros. 

Em 2016, a Sanepar aprimorou processos operacionais e a forma de se relacionar com clientes, seguiu acreditando no potencial de seus profissionais, investiu em seu desenvolvimento e manteve uma gestão pautada pela excelência, que assegurou a solidez financeira da Companhia.