Cotidiano

Sanepar combate esgoto irregular

Estabelecimentos como restaurantes, hotéis, hospitais, clínicas e shoppings estão entre os locais que geram esse tipo de material

Palotina – A Sanepar quer identificar e corrigir lançamentos irregulares de esgoto não doméstico na rede coletora de Palotina. Por isso, vai vistoriar 600 estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias. Esse tipo de efluente não pode ser lançado na rede coletora sem tratamento prévio, sob risco de causar danos ao sistema e à população. Estabelecimentos como restaurantes, hotéis, hospitais, clínicas e shoppings estão entre os locais que geram esse tipo de material.

O gerente regional da Sanepar, Fábio Leal Oliveira, explica que, durante as vistorias, os proprietários são orientados para utilizar o sistema corretamente. “Queremos mostrar como funciona a coleta e o tratamento de esgoto doméstico e por que o esgoto não doméstico deve receber pré-tratamento. Também queremos explicar como funciona a coleta do resíduo não doméstico”, explica. Dois funcionários da Tecpress, devidamente identificados e uniformizados, fazem o trabalho de campo.