Esportes

Saiba o que falhou nos testes e o estágio de preparação dos Jogos

201602191919260606.jpg-GT12JL88D.1.jpgTomada a decisão de não atender o desejo da Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina) de cobrir o parque aquático Maria Lenk, sede do torneio olímpico de saltos ornamentais, dirigentes do comitê Rio-2016 e o prefeito Eduardo Paes tranquilizaram Cornel Marculescu, diretor-executivo da entidade, com o argumento, conscientemente falacioso, de que chuva é evento raro no Rio. Quando a água começou a cair durante o evento-teste da modalidade, em fevereiro, foi impossível evitar o constrangimento diante do romeno, a quem foram renovadas as promessas de estiagem, desta vez apostando no histórico de baixos índices pluviométricos no mês de agosto no Rio.

A cena ilustra em parte os preparativos para os Jogos ao longo dos 43 eventos-teste ? o último deles, de atletismo paralímpico, terminou neste sábado. Nem todos os pedidos foram atendidos, nem todos os prazos e limites orçamentários foram obedecidos, houve improvisos e algumas promessas não cumpridas são vexames indisfarçáveis como o lixo na Baía de Guanabara

Durante quase um ano, os organizadores repetiram o mantra de que ?não dá pra fazer duas Olimpíadas? ao explicar que os eventos testariam os preparativos de forma parcial, e que assim deveria ser. Se a ocorrência de erros era até desejável, para que se pudesse testar a capacidade de corrigir imprevistos, há muita coisa que não foi testada – e é aí que mora o perigo.

O sistema de fornecimento de energia, principalmente o abastecimento do Parque Olímpico, na Barra, onde a demanda será colossal, é a maior preocupação dos responsáveis pelos Jogos, mas também há outras questões importantes de logística, como alimentação e coleta de lixo em larga escala, que não foram testadas.

O GLOBO fez um balanço dos principais erros e do que ainda é incerto. Na transição dos preparativos para a operação, os organizadores se dizem preparados:

? Passamos os últimos anos planejando tudo no papel, no escritório. Agora, tivemos a chance de botar em prática. Foram 43 eventos, 43 lições que ficaram. Estamos prontos ? promete Agberto Guimarães, diretor de Esportes do Rio-2016.

Info Testes Olimpíadas