Cotidiano

Rondon na luta por extensão da UFPR

Marechal Cândido Rondon – O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu em Curitiba a visita de uma comitiva de Marechal Cândido Rondon. Em pauta, a implantação de um projeto para extensão da universidade na modalidade de ensino-semipresencial em Marechal Cândido Rondon.

De Marechal Rondon estiveram presentes os vereadores Nilson Hachmann e Claudio Koehler; o secretário municipal de Planejamento, Reinar Seyboth; o presidente da Acimacar, Gerson Froehner; e Ildemar Kanitz, diretor do Colégio Martin Luther, além de deputados e autoridades de Palotina, que há anos conta com uma extensão da UFPR.

Conforme apresentado pelo reitor, está bastante adiantada a criação de uma extensão da UFPR no Município de Terra Roxa, também com aulas semipresenciais. Fonseca citou que o projeto já tem aprovação da universidade, que aguarda somente a aprovação do Ministério da Educação para implantar a extensão naquele município.

Para Marechal Cândido Rondon, a intenção da UFPR é apresentar projeto semelhante. A instituição pretende realizar um estudo vocacional da microrregião do Município para apresentar oficialmente uma proposta de cursos a serem criados.

De acordo com o reitor, os diplomas emitidos pela UFPR para os formados em graduações semipresenciais têm o mesmo padrão e validade daqueles recebidos pelos acadêmicos que frequentam as aulas presenciais na universidade.

A comitiva rondonense avaliou a reunião como produtiva, uma vez que é de interesse da própria UFPR criar uma extensão no Município, indo ao encontro de antiga reivindicação da sociedade de Marechal Cândido Rondon.