Cotidiano

Rodrigo Maia representará Temer no encerramento das Olimpíadas

2016 931882626-201608161339112455.jpg_20160816.jpgBRASÍLIA – A pedido de Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai representá-lo no encerramento das Olimpíadas, evento que acontecerá no próximo domingo. O presidente interino desistiu de comparecer à cerimônia, pois ficou incomodado com as vaias recebidas na abertura.

Ao ouvir o pedido de Temer, Maia quis saber se teria que fazer algum pronunciamento ou ser anunciado no Maracanã – o que aumentariam as chances de vaias -, que será palco do evento final dos jogos olímpicos do Rio. O deputado negou, porém, que tenha medo de ser vaiado.

vaias Temer

– Medo de vaia? Naquele ambiente, tem 15% que vai vaiar sempre, porque é um pessoal ligado ao PT e que usa o discurso do golpe. Então qualquer um que entrar ali contra eles, que for anunciado, e se sentirem que você é golpista, na interpretação deles da palavra, eles vão vaiar. Mas eu iria mesmo que tivesse que ser anunciado, não tem problema nenhum – afirmou ao GLOBO o presidente da Câmara.

O cerimonial da Presidência da República já informou ao deputado que não há no protocolo previsão de anunciar o representante do governo federal, apenas o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ), e o governador de Tóquio, cidade-sede dos jogos de 2020.

Maia disse ainda que vai convidar para acompanhá-lo Moreira Franco e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). Antes de ir ao Maracanã, o presidente da Câmara participará de recepção no Palácio Itamaraty, no Rio, para receber os chefes de Estado, e estará acompanhado do ministro José Serra (Relações Exteriores).

– O que tenho que fazer é receber os chefes de estado no Itamaraty, depois no Maracanã sentar na tribuna, assistir, aplaudir e sorrir – afirmou Maia.A decisão de Michel Temer de não participar do encerramento partiu do próprio presidente interino, que mostrou incômodo com as vaias da abertura e manifestações contrárias a ele exibidas em eventos.

ficialmente, no entanto, a alegação é que os precedentes analisados pelo Itamaraty não preveem participação do presidente no encerramento dos Jogos.