Cotidiano

Roberto Freire se diz 'impactado' com convite

roberto freireBRASÍLIA ? O deputado Roberto Freire (PPS-SP) confirmou que será o novo ministro da Cultura do governo Temer e disse ao GLOBO que ficou “impactado” com o convite. Freire disse que ainda não conversou com o presidente e que pretende falar também com o ministro demissionário Marcelo Calero. O novo ministro afirmou começa com uma boa notícia para o setor que é a disposição de Temer em injetar mais recursos para políticas da área.

? Para você pode não ter sido uma surpresa, mas fiquei impactado (com o convite). É preciso calma nessa hora. Não falei com o presidente ainda. Mas aceitei o convite porque é responsabilidade nossa, nós que participamos do impeachment (de Dilma Rousseff), contribuir com esse governo, fruto de nossa ação no Congresso ? disse Freire, que comentou o que deve encontrar na pasta:

? O que posso dizer é que temos boas notícias. O próprio presidente já falou que há uma previsão de aumento de recursos para a área de cultura, no orçamento. Já é um sinal importante. Estamos vivendo um momento um processo de reformas. A sociedade exige isso. Na cultura também temos que discutir alguns entraves. Posso dizer que serei mais um integrado na equipe e trabalhando para ver esse governo encaminhar bem sua transição (para 2018), na maior normalidade institucional.

Perguntado se por ter origem num estado ? Pernambuco ? de ricas manifestações culturais seria um fator favorável, respondeu:

? Um pernambucano paulista, minha representação na política. Mas sou nacional. Sempre fui. Desde o velho partidão (PCB).