Cotidiano

Rio tem 274 agências fechadas no segundo dia da greve dos bancários

2015100612521.jpg RIO – O segundo dia da greve nacional dos bancários começou com 274 agências fechadas na cidade do Rio, além de seis unidades administrativas, segundo informou o sindicato dos bancários da cidade. Um número significativamente maior em relação ao primeiro dia de greve, na última terça-feira, que começou com 150 agência fechadas. A maioria dos bancos fechados estão localizados na região central do município. Greve_0809

A assessoria do sindicato informou também que cresceu muito o número de denuncias de trabalhadores que estão sofrendo assédio moral das chefias dos bancos para não aderirem a greve.

“Nós do Sindicato tomaremos todas as medidas judiciais que forem necessárias para impedir esse processo. A greve é um direito constitucional de todo trabalhador.?, afirmou em nota Adriana Nalesso, presidente do Sindicato dos Bancários Rio.

A forte adesão dos bancários no primeiro dia de greve da categoria, levou a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações com os os trabalhadores. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), cerca de 7.359 agências e centros administrativos tiveram as atividades afetadas pela paralisação em todo o Brasil, um aumento de 17,6% em relação à mobilização do ano passado.

Uma nova rodada de negociações foi marcada para sexta-feira, às 11h. Apesar da sinalização favorável ao entendimento, a greve continua na quinta e sexta-feira. Os bancários marcaram assembleias para avaliar uma eventual nova proposta dos bancos somente para a tarde de segunda-feira.

Em 2015, a greve nacional dos bancários durou 21 dias, e o diálogo somente foi retomado 11 dias após o início do movimento. O resultado garantiu melhora na proposta dos bancos, que iniciaram as negociações oferecendo reajuste de 5,5% e, no fim concordaram em conceder 10%, com ganho real de 0,11%.

* Estagiária, sob supervisão de Andrea Freitas