Cotidiano

Rinoceronte negro ameaçado de extinção nasce em zoológico nos EUA

201610172104573351_AP.jpg

DES MOINES, Iowa, EUA ? Num evento raro, um filhote fêmera saudável de rinoceronte negro nasceu no zoológico Blank Park, no estado de Iowa, nos EUA. É a primeira vez que a reprodução em cativeiro dessa espécie acontece naquele estado. A mãe, Ayana, deu à luz na noite da segunda-feira passada, mas a informação foi divulgada apenas nesta semana.

? Todo bebê conta ? disse Lisa Smith, diretora do Great Plains Zoo e especialista na espécie, em entrevista ao jornal local ?Des Moines Register?. ? Considerando que esses rinocerontes são tão ameaçados, seja um nascimento no cativeiro ou na selva, é muito importante adicioná-lo à população mundial de rinocerontes.

O feito aumenta as esperanças de preservação da espécie, listada como em estado crítico de risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. De acordo com as estimativas, existem menos de 1 mil rinocerontes negros vivos, somando as populações selvagens e em cativeiro.

No EUA, existem 58 espécimes espalhados por zoológicos, mas apenas seis são fêmeas capazes de reproduzir. De acordo com Mark Vukovich, diretor executivo do Blank Park, o nascimento é um ?evento extremamente significativo?.

? É muito bom que o bebê seja uma fêmea, porque a população de rinocerontes negros tende a ser majoritariamente de machos ? disse Susie Ellis, da ONG International Rhino Foundation. ? Seu potencial reprodutivo é alto e, esperamos, que ela contribua para a população como um todo.