Esportes

Reunião da Fifa reconhecerá mais quatro títulos brasileiros

Rio de Janeiro – O Conselho da Fifa se reunirá amanhã num dia de importantes discussões para o futebol mundial. O encontro que ocorrerá na Índia é esperado ansiosamente por pelo menos quatro equipes brasileiras, que poderão ter títulos internacionais reconhecidos pela entidade máxima do esporte.

Tudo porque será analisado o pedido sobre considerar campeões mundiais os vencedores de confrontos entre clubes anteriores à criação do torneio da Fifa. Será analisada a Copa Intercontinental, que reuniu times da América do Sul e da Europa entre 1960 e 2004. A ideia tem apoio de Conmebol e Uefa.

Com isso, São Paulo (1992 e 1993), Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981) e Grêmio (1983) terão seus títulos reconhecidos, apesar de a Conmebol já ter explicado que a Fifa nunca ignorou essas conquistas. “A Fifa nunca mandou qualquer memorando, relatório ou aviso que os Intercontinentais não são Mundiais. Quem ganhou os Intercontinentais são campeões do mundo”, disse a entidade que comanda o futebol na América do Sul justificando o pedido para formalização do reconhecimento pela Fifa.

E o Palmeiras?

Como a reunião de amanhã analisará as competições internacionais entre clubes realizadas entre 1960 e 2004 – a Fifa realizou seu primeiro Mundial de Clubes em 2000, mas de forma ininterrupta apenas a partir de 2005 – a Copa Rio de 1951 vencida pelo Palmeiras está fora da discussão, bem como a edição seguinte, de 1952, vencida pelo Fluminense. Entretanto, para o Verdão, não é necessário o assunto estar na pauta desta sexta-feira, pois março de 2007 o Palmeiras recebeu documento da Fifa, assinado pelo então secretário-geral, o suíço Urs Linsi, declarando o time como primeiro campeão mundial por ter vencido a Copa Rio de 51.

Campeões globais?

A Copa Rio de 1951 foi realizado um ano após a derrota da seleção do Brasil na Copa de 1950, em casa, como uma maneira de resgatar a autoestima brasileira no futebol. A competição foi realizada entre junho e julho, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e reuniu oito clubes, entre campeões nacionais na Europa (Sporting-POR, Nice-FRA e Juventus-ITA, entre outros), o Nacional do Uruguai, carrasco do Brasil na Copa de 1950, e os campeões carioca, Vasco, e paulista, o Palmeiras. O Verdão foi campeão e 50 anos depois montou e entregou à Fifa um dossiê para que a entidade oficializasse o título como a primeira conquista mundial, o que aconteceu em 2007. Entretanto, no ano passado, ao exaltar a conquista palmeirense, a Fifa parabenizou o “campeão do primeiro torneio global” da entidade, que passou a usar a palavra “mundial” exclusivamente para times que levantaram o troféu entre 2000 e 2016 – do Brasil, apenas Corinthians, São Paulo e Internacional.