Cotidiano

Reservadamente, dirigentes do PSD admitem que partido deve apoiar Maia

BRASÍLIA ? Dirigentes do PSD, que tem o líder Rogério Rosso (DF) como candidato à presidência da Câmara, já admitem, reservadamente, que a tendência do partido é apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao cargo. Nos últimos dias, deputados que procuraram a cúpula da legenda receberam sinal verde inclusive para negociar com Maia espaços de direção da Câmara.

O partido tem a sexta maior bancada da Casa, com 38 deputados, e há apenas seis postos na Mesa Diretora para serem entregues aos partidos ? exceto o do próprio presidente. A avaliação na legenda é de que a candidatura de Rosso não tem conseguido apoios e a tendência é que o próprio deputado a retire próximo da eleição.

? Tudo se encaminha para o Rodrigo levar esta eleição no primeiro turno. O Rosso está trabalhando, mas a única candidatura que está crescendo é a do Rodrigo. Todo mundo está de olho para ver como fica a composição na Câmara, ninguém quer ficar de fora ? afirma um dirigente do PSD.

Este integrante da cúpula do partido diz que Rosso não será obrigado a retirar sua candidatura, mas acredita que ele próprio verá, mais à frente, que é melhor compor com Maia do que sujeitar o partido a uma derrota contra um candidato que é, de forma discreta, apoiado pelo Palácio do Planalto.

? A decisão é dele. Ele é o líder do partido, quer ser candidato, não dá para dizer ?não?. Mas tem que ver que a Câmara hoje é outra, o Centrão acabou com a saída do Eduardo Cunha. Ainda tem tempo até a eleição, as coisas devem se encaminhar naturalmente ? diz.

Questionado pelo GLOBO, Rosso foi taxativo ao negar que tenha pretensão de retirar sua candidatura. Para o líder, o que há são alguns deputados no PSD que estão negociando o apoio a Maia.

? É mentira, intriga, minha candidatura está forte e firme. Falei ontem com Kassab e ele reafirmou apoio, estou em campanha. Não tem problema se um ou outro deputado do PSD não me apoia.

Ele disse que fará o lançamento oficial de sua candidatura nesta segunda-feira, mas apenas de forma virtual. O presidente da legenda, Gilberto Kassab, não estará presente.

? Está mantido o lançamento nesta segunda. O Kassab não vai porque vai ser virtual, coisa do século XXI. Não sou do século passado ? justificou.