Cotidiano

Republicanos temem por saúde mental de Trump, diz senador

Trump-GNR346Q9M.1.jpg

WASHINGTON – Menos de um mês após assumir o cargo mais poderoso do mundo, Donald Trump tem sua saúde mental colocada em xeque. De acordo com o senador democrata Al Franken, muitos colegas republicanos têm preocupações sobre as condições psicológicas do morador da casa Branca que controla o arsenal nuclear mais perigoso do mundo. A declaração do democrata reabre um debate que, de vez em quando, sempre volta à mídia americana.

No domingo, o senador foi questionado por comentários que ele tinha feito anteriormente sobre a condição mental de Trump. Ele confirmou, então, que ?não a maioria, mas alguns? senadores republicanos têm preocupação sobre a real saúde mental de Trump. As mentiras de Trump seriam o indício destes problemas psicológicos, disse o democrata: Trump

? Na maneira que todos nós temos essa suspeita de que…ele diz coisas que não são verdadeiras. Isso é o mesmo que mentir, eu acho. Sabe, (Trump disse sem provas que) de três milhões a cinco milhões de pessoas votaram ilegalmente ? disse Franken, citando o exemplo da eleição. ? Isso não é a norma para um presidente dos Estados Unidos ou, na verdade, para um ser humano.

Desde que se apresentou como candidato, muitas reportagens na imprensa americana discutem a condição psicológica de Trump. Sua intempestividade, sua falta de capacidade de lidar com as derrotas, a egolatria excessiva e a dificuldade de encarar a realidade são indícios que foram tratados por especialistas.

No fim do ano passado, três professores de psiquiatria da Universidade de Harvard e de uma universidade da Califórnia escreveram ao então presidente Barack Obama alertando para eventuais indícios de problemas mentais de Trump, segundo o ?Huffington Post?.

?Os padrões profissionais não nos permitem arriscar um diagnóstico para uma figura pública que não tenhamos avaliado pessoalmente. No entanto, seus sintomas amplamente relatados de instabilidade mental – incluindo grandiosidade, impulsividade, hipersensibilidade a desprezo ou à crítica e uma aparente incapacidade de distinguir entre fantasia e realidade – nos levam a questionar sua aptidão para as imensas responsabilidades do cargo?, afirma o documento assinado por Judith Herman, Nanette Gartrell e Dee Mosbacher, que recomendavam uma avaliação médica de Trump.

O blogueiro Andrew Sullivan deu uma entrevista também para a CNN neste domingo alertando que agora é o momento de debater a situação mental do presidente. Em sua opinião, ter alguém tão instável e incapaz de aceitar a realidade é um perigo para o país e para o mundo.

? Acredito que não devemos especular com isso (a saúde mental e psicológica de Trump), mas este assunto está nos encarando.

A ?Vox? publicou uma entrevista de um outro psiquiatra, John Gartner, que afirmou que assinou uma petição que está circulando em meios acadêmicos questionando a situação mental do presidente. Segundo ele, o presidente teria um transtorno de personalidade denominado ?Narcisismo Maligno?, que tem quatro componentes tóxicos: narcisismo, paranoia, transtorno de personalidade anti-social e sadismo.

?A comunidade terapeuta tem debatido o que fazer sobre Trump desde muito antes de ele ganhar a eleição. Durante a campanha, li artigos de renomados analistas diagnosticando Trump, enfatizando com alarme suas tendências narcisistas extremas?, disse Sherry Amatenstein, terapeuta de Nova York que escreveu o artigo para a Vox.

A CNN confrontou a opinião de Andrew Sullivan a um amigo de longa data de Trump , Chris Ruddy, presidente da Newsmax Media. Ele afirmou que este questionamento sobre a situação do presidente não faz sentido e que sua carreira de homem de negócios é a prova de sua normalidade mental:

? Se ele é louco, é louco como uma raposa ? disse, afirmando que o presidente é apenas esperto. ? Eu não subestimaria suas habilidades.