Cotidiano

Republicanos cobram firmeza contra a Rússia: 'Putin é um assassino'

Russia Putin-GVN342CJ5.1.jpgWASHINGTON – Nove senadores do Partido Republicano pediram ao presidente Donald Trump na quinta-feira para que assuma uma abordagem de mais dura contra a Rússia. Eles se jutnam a um coro crescente de parlamentares preocupados com a postura conciliatória em relação a Moscou. Em separado, o senador John McCain, ex-candidato presidencial e ícone do partido, pediu que os colegas “entendam (o presidente Vladimir) Putin pelo que ele é: um assassino e um bandido”. RÚSSIA

Os nove senadores, incluindo o número 2 do partido na Casa, John Cornyn escreveram numa carta a Trump que a cooperação com Moscou é essencial em muitas áreas, mas apelando para medidas duras sobre a Ucrânia, Síria e segurança cibernética.

“Enquanto buscamos um terreno comum com a Rússia nas áreas de interesse mútuo, nunca devemos prosseguir a cooperação com a Rússia à custa dos nossos interesses vitais de defender nossos aliados e Promovendo os nossos valores”, escreveram eles.

A carta disse que os EUA devem condenar e tomar medidas para parar “a agressão russa na Ucrânia”, incluindo a manutenção de sanções e impondo novas, como for necessário. Eles também querem que Trump envie armas letais à Ucrânia para defender os interesses do país. Eles também cobram o presidente para que reaja às acusações de ciberataques comandados por Moscou contr ao processo eleitoral nos EUA, em 2016.

Republicanos e democratas no Senado e na Câmara têm buscado medidas adicionais contra a Rússia, embora nenhuma ação tenha ocorrido no governo Trump.

A carta foi coordenada pelo senador Cory Gardner. Além de Cornyn e Gardner, assinaram Jim Inhofe, Todd Young, Rob Portman, Mike Rounds, Joni Ernst, Susan Collins e Lindsey Graham.