Cotidiano

Renan quer votar reforma política e abuso de autoridade em novembro

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu nesta terça-feira que o Congresso vote a partir de novembro um pacote incluindo a reforma política, as medidas de combate à corrupção e o projeto que pune o abuso de autoridade. Renan disse que a Câmara e o Senado deveriam fazer um acordo para mexer nesses três pontos.

? Fizemos uma reunião com a Câmara para que logo depois do segundo turno possamos avançar na reforma política. E entendo que a reforma política deve ser conjugada com as leis de combate à corrupção e do abuso de autoridade. Esse aperfeiçoamento, mais do que nunca, se faz necessário no Brasil. Se fizermos essa conjunção para votarmos essas propostas, estaremos aperfeiçoando o Brasil é, consequentemente suas instituições ? disse Renan.

O relator do projeto sobre abuso de autoridade, senador Romero Jucá (PMDB-RR), já disse que o assunto será retomado depois do segundo turno das eleições municipais. Mas ele não aposta que a votação seja concluída esse ano. No dia 9, serão votadas as primeiras propostas da reforma política.

? Esse sistema que está aí está carcomido ? disse Renan.

Ele ainda defendeu mudanças no sistema prisional.

? Essa matéria, como consequência de uma comissão que criamos, está tramitando aqui, no Senado. Estou defendendo que haja mudança na lei de execuções penais para que tenhamos um sistema prisional mais organizado no Brasil. Hoje vivemos um verdadeiro caos ? disse ele.

Renan acrescentou que a chamada PEC do teto de gastos será votada no Senado assim que chegar da Câmara.

Nesta terça, a prioridade é a sessão do Congresso, para aprovação de liberação de recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O projeto libera a título de crédito extraordinário R$ 702,5 milhões.