Cotidiano

Renan muda data e diz que reajuste do STF será votado no dia 8

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou em plenário que o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem efeito cascata por aumentar o teto de gastos, será votado no dia 8 de setembro, e não no dia 6 como tinha anunciado mais cedo. Renan anunciou a nova data porque fará uma viagem à China para reunião do G20 junto com o presidente interino Michel Temer, caso o impeachment seja confirmado no Senado.

? Hoje pela manha fiz um anuncio e falei que pautaríamos o reajuste do Judiciário no dia 6, mas como há perspectiva de uma viagem à China poderemos não realizar a sessão no dia 6, e, por sugestão do senador Jorge Viana (PT-AC), deixaria para o dia 8, depois do feriado ? afirmou Renan.

Ele foi confrontado em plenário se haveria quórum para deliberar devido ao feriado da Independência. Renan ignorou os questionamentos e manteve a data. O objetivo dele é fazer um esforço para que o reajuste seja votado ainda durante o mandato de Ricardo Lewandowski na presidência do STF, que se encerra no dia 10.

O reajuste tem sido criticado por parlamentares de PSDB e DEM porque teria impacto negativo nas contas do governo. Renan chamou de “pequenez” as críticas ao aumento.