Variedades

Remédios caseiros podem ajudar a aumentar a imunidade

Confira algumas receitas fáceis utilizadas para aliviar as dores e amenizar as crises

Remédios caseiros podem ajudar a aumentar a imunidade

Quem nunca se rendeu a um chazinho? É possível ter saúde de maneira natural, sem precisar se automedicar com fórmulas manipuladas ou produtos farmacêuticos, segundo a nutricionista Gabriela Maia. “Folhas, frutas e sementes são apenas alguns dos elementos que podem entrar no preparo e, combinado a eles, não podemos nos esquecer da água. Além de controlar a temperatura do corpo, ela ajuda a diluir o muco presente nas crises de gripes e resfriados”, explica a nutricionista.

Confira algumas receitas fáceis utilizadas para aliviar as dores e amenizar as crises.

 

Importante: Caso elas permaneçam ou piorem, não deixe de procurar um médico.

Controlar a glicemia

Ferva duas colheres (sopa) de folhas secas de carqueja em um litro de água por cinco minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome uma xícara três vezes ao dia.

 

Acabar com a coriza

Em um recipiente, macere uma colher de folhas de manjerona. Acrescente o suco puro de uma laranja, dez gotas de própolis e uma colher de mel. Misture bem, coe e tome duas colheres, três vezes ao dia.

Melhorar a articulação – No liquidificador, bata meia xícara de manga e meia xícara de mamão picados, uma colher de linhaça e um copo de água. Beba uma vez ao dia sem coar.

 

Controlar a ansiedade

Em uma panela, coloque uma colher de gengibre ralado, duas canelas em pau, cinco cravos-da-índia e um litro de água. Espere começar a ferver e desligue. Deixe amornar, coe e adoce com mel. Beba um copo até três vezes ao dia.

 

Controlar o colesterol

Bata no liquidificador uma xícara de água, três ramos de salsinha, uma colher de gengibre picado, uma maçã sem sementes picada e uma cenoura ralada. Beba em seguida e necessário, adoce com mel.

 

Melhorar o sono

Ferva 200 ml de leite com uma colher de capim-limão. Abafe e reserve. Faça uma calda com uma colher de açúcar mascavo e 50 ml de água. Coe o leite e misture a calda. Beba 30 minutos antes de se deitar.

 

Aliviar a gripe

Em uma panela, ferva 250 ml de água, um limão em rodelas e dois dentes de alho. Coe, adoce com mel e tome morno duas vezes ao dia.

 

Proteger o coração

Bata no liquidificador cinco cebolas roxas, três cabeças de alho e duas xícaras de mel. Depois, transfira para um recipiente com tampa. Consuma três vezes ao dia, antes ou depois das refeições.