Cotidiano

Relator reforça apoio de Temer à PEC do teto de gastos

BRASÍLIA – Depois do porta-voz da Presidência da República, o relator da Proposta de Emenda Constitucional que trata do limite de gastos federais (PEC do teto de gastos), deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) também fez questão de reforçar à imprensa nesta sexta-feira o apoio do presidente Michel Temer à proposta. Em entrevista à jornalista Míriam Leitão na GloboNews, Temer disse que em um ambiente de crescimento e melhora da economia, a regra que limita os gastos pela inflação do ano anterior poderia ser modificada em quatro ou cinco ano pelo Congresso Nacional. A PEC prevê que a regra vigore por 20 anos, com revisão em 10 anos.

Segundo Perondi, Temer – que viajou para a reunião dos BRICs, na Índia – aproveitou a parada do avião presidencial em Atenas, na Grécia, para ligar para ele e pedir que reforçasse seu apoio à emenda constitucional que foi aprovada em primeiro turno na Câmara esta semana. Segundo Perondi, Temer disse que foi mal interpretado.

? O presidente Michel me ligou de Atenas (na Grécia) e me pediu: Perondi, diga ao Brasil que a PEC tem 20 anos e que pode mudar com 10 anos, que eu fui mal interpretado. O presidente Michel é um homem da esperança, é parlamentar, é constitucionalista, ele disse assim: se der tudo certo, a gente pode mudar em menos de dez anos. Ele fez uma afirmação porque é um homem da esperança, um líder tem que ter esperança e foi mal interpretado ? disse Perondi, que fez questão de ir ao Salão Verde na Câmara dar a declaração à imprensa.

Para o relator, Temer ao ser questionado deu uma interpretação “que saiu do coração dele, da convicção dele, da esperança dele” de que apesar de prever a regra por 20 anos, com revisão em dez anos, se houver melhoria da economia pode ser mudado antes. Perondi negou que a declaração seja um sinal da resistência à proposta:

? Pelo contrário, ele foi perguntado. Ele está convicto, seguro. E a imprensa, a academia, a opinião pública está apoiando. É isso ou entramos em colapso fiscal. O que ele disse foi que, se der tudo certo, dá para antecipar, disse isso porque é o homem da esperança.

Segundo Perondi, mesmo com a declaração de ontem do porta-voz Alexandre Parola na mesma linha do que ele disse hoje, ele decidiu reforçar o entendimento.

? Pelo que eu li hoje alguns repórteres ficaram em dúvida e ele precisa reafirmar. É a PEC da responsabilidade, de não gastar mais do que arrecada, que vai tirar o Brasil da penúria fiscal. A situação é grave, vivemos em penúria fiscal, governo anterior gastou demais, tem a tragédia do desemprego. Ele acredita na PEC 241 e na Reforma da Previdência. A preocupação dele em ligar de lá confirma que ele é um líder que sabe o que tem que fazer. Ele está reafirmando, porque ele dá uma piscada vocês registram ? justificou Perondi.