Esportes

Regra comercial controversa restringe elo entre atletas e patrocinadores

A partir desta quarta-feira, os comitês olímpicos dos países pedem comprometimento exclusivo do atleta com o time nacional — inclusive no marketing. Uma regra olímpica estabelece que, no período dos Jogos, de 27 de julho a 24 de agosto, os atletas quebrem o elo com os patrocinadores que não figurem entre os parceiros oficiais da Olimpíada. Isso significa que os investidores, em tese, clandestinos ficam proibidos, por exemplo, de mencionar e usar hashtags com termos relacionados à competição, retuitar mensagens de seus esportistas e veicular imagens deles em ação com o uniforme nacional. Um simples “boa sorte” na prova olímpica poderia render multas ao patrocinador e sanções ao competidor — de advertência à perda de medalha.

“Exceto se permitido pelo Quadro Executivo do Comitê Olímpico Internacional, nenhum competidor, time nacional ou membro da delegação que participe dos Jogos Olímpicos poderá autorizar que sua pessoa, seu nome, sua imagem ou sua performance sejam usados com propósito de propaganda durante os Jogos Olímpicos”, registra a regra 40 da cartilha olímpica. A restrição inclui as palavras “vitória”, “desafio”, “verão”, “Rio” e “2016”. Pensada para coibir o “ambush marketing” — “marketing na moita”, que designaria empresas não ligadas ao evento que supostamente se aproveitassem dele para alavancar sua imagem, a regulação traz como argumento a proteção ao investimento de patrocinadores oficiais e à receita da competição, que poderia ser repassada a atletas e federações.

Em Londres-2012, o comitê decidiu flexibilizar a aplicação da regra: prometeu liberar que os competidores aparecessem no marketing de seu patrocinador, depois de confirmada a intenção de não relacioná-lo à performance olímpica. Para o Rio-2016, as marcas deveriam submeter o pedido até janeiro deste ano para que o órgão responsável avaliasse. Mas durante os Jogos o cumprimento da regulação cabe aos comitês de cada país. Embora tenham ratificado a determinação ao assinar o termo de compromisso com a seleção nacional, os atletas não parecem muito felizes com isso.

“Se o seu patrocinador te deseja boa sorte durante a Olimpíada você pode ser expulso, mas e trapaça com drogas? #Rule40”, postou no Twitter a atleta de heptatlo Kelly Sotherton, em referência aos competidores pegos no doping.

Também do time britânico, o arremessador de disco Jade Lally ironizou a regulação ao tuitar uma mensagem cifrada, que substuía os termos proibidos por emojis. Vários atletas aproveitaram o começo da semana para agradecer aos patrocinadores, antes do período de proibição do elo.

Na quarta-feira, o perfil Rule 40, criado em maio para advogar nas redes sociais contra a regra comercial, desejou aos seguidores um “feliz dia do blackout”.